quarta-feira, 24 de junho de 2009

Balaio de amor novo

O encontro de Elba com o sanfoneiro Cezinha gerou o CD Balaio de amor, onde volta a mergulhar nas sonoridades nordestinas com uma forte tintura romântica. Para comemorar 30 anos de carreira, estão sendo reeditados discos da cantora dos anos 80

Qual é a Elba Ramalho de sua predileção? Não estranhe a pergunta mas a cantora paraibana, que este ano comemora seus 30 anos do lançamento de seu disco de estreia, tem um carreira multifacetada que, apesar de ter sua figura indelevelmente ligada à música nordestina, ela nunca se limitou a ser meramente uma cantora “de forró” ou “de frevo”, ou qualquer gênero específico que já defendeu. Ela já teve sua fase mais MPB, passeou pelas sonoridades caribenhas, dialogou com a música pop, mas nunca se prendeu a um só estilo. Mas se a sua Elba preferida é aquela bem nordestina, deverá ficar plenamente satisfeito com o CD da cantora, Balaio de amor (Biscoito Fino).

Depois de um excelente trabalho super contemporâneo, Qual assunto que mais lhe interessa? (2007), com produção do pernambucano Lula Queiroga, amigo de longa data, a cantora de 57 anos voltou a mergulhar nas sonoridades tradicionais do Nordeste com Balaio de amor, um fruto direto de seu casamento conjugal e musical com o sanfoneiro Cezinha – o casal inclusive assina a produção do CD. É a sanfona do pernambucano, cujo estilo como instrumentista e até o timbre vocal se assemelha ao do mestre Dominguinhos. A semelhança pode inclusive ser conferida no CD já que Dominguinhos divide os vocais com Elba na regravação de Riso cristalino, dele mesmo e Climério, e Cezinha canta em É só você querer, de Nando Cordel.

Elba Ramalho selecionou um repertório que é um autêntico ‘quem é quem’ do forró de qualidade, com compositores que vêm se mantendo no mercado com uma certa distância da onda do forró eletrônico: nomes como Petrúcio Amorim, Accioly Neto, Eliezer Setton, Xico Bizerra, Jorge de Altinho, além de autores frequentes de sua trajetória, como Nando Cordel, Dominguinhos e a dupla Antonio Barros e Cecéu. É claro que Cezinha também colabora, ainda timidamente, com uma composição só: a toada romântica Recado, parceria com Fábio Simões.

O CD abre com o xote Fuxico, falando de perda e saudade. E o tema prossegue com Um baião chamado saudade. Depois do clássico Riso cristalino, Elba solta a festeira Não lhe solto mais. Me dá meu coração é um xote também de tinturas românticas e forte candidata a sucesso. Mas o grande destaque do CD acaba sendo uma nova parceria de Dominguinhos e Fausto Nilo: Ilusão nada mais traz um clima de bolero numa melodia super elaborada e uma letra cheia de lirismo, reforçando ainda mais a temática romântica do trabalho. E claro é a sanfona de Cezinha que marca a faixa, ao lado do solo de sax de Leo Gandelman.

SERVIÇO
Balaio de amor – Mais novo CD de Elba Ramalho. Participações: Dominguinhos, Cezinha e Leo Gandelman. Produção: Cezinha e Elba Ramalho. Lançamento
Biscoito Fino. 14 faixas. Com letras. Preço médio: R$ 36.


Créditos: O Povo

Nenhum comentário: