terça-feira, 9 de junho de 2009

Elba inaugura maratona forrozeira no Pelourinho

Nordestina que não nega suas raízes e influências, forrozeira nata e filha musical de Luiz Gonzaga, Elba Ramalho inaugura a programação do São João do Terreiro no Pelourinho. A cantora se apresenta nesta quarta-feira, 10, às 23 horas, no Terreiro de Jesus. O cantor, compositor e sanfoneiro Targino Gondim divide a noite com a estrela nacional.

A programação prossegue até o dia 28 deste mês, com shows começando sempre às 20 horas. Na grade de atrações não vão faltar figuras de peso, como os cantores Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Daniela Mercury, além da banda Falamansa.Muito menos representantes legítimos do forró: Dominguinhos, Gereba, Adelmário Coelho, Carlos Pitta, Zelito Miranda e Trio Nordestino, dentre outros.

Elba Ramalho, que dá o pontapé inicial na maratona forrozeira do Pelourinho, avisa: “Vai ser uma bela noite. Estou com uma superbanda, com Cezinha no acordeom, que toca, canta, se destaca bastante”.

Pronta para cair na estrada mais uma vez, a cantora conta que já abriu os festejos de Caruaru, em Pernambuco, no último dia 30 – apresentando-se para cem mil pessoas –, passou por Brasília, cantando em praça pública, e fez shows de forró no interior paulista. Agora, recomeça por Salvador e só para no final de julho.“Estou com uma agenda muito cheia”, comemora, ressaltando o dia 23, noite de São João, quando se apresenta no município de Campina Grande, na Paraíba.

Xote e Baião – Com CD novo, Balaio de Amor, Elba aproveita para mostrar as novidades. “É um trabalho leve, fácil de assimilação, tem tudo a ver com xote, baião. Vou mostrar muita coisa dele”. Como sempre faz no período junino, Elba vem com um repertório misturado de hits de sua carreira e músicas que têm a ver com a época do arrasta-pé.“Faço um misto, em que canto um pouco de tudo, até música que não gravei, como Tareco e Mariola(“Eu não preciso de você/ O mundo é grande e o destino te espera (...), sucesso de Flávio José”.

Sem ter sentido na agenda os efeitos da crise (que atrapalhou a vida de muitos artistas), a cantora só esboçou uma preocupação: a chuva. ”Dois shows foram cancelados no interior baiano por causa do temporal. Mas o São João está muito animado”.

Na roça ou na capital, festa junina que se preze tem xote e baião, sanfona e Luiz Gonzaga. O sanfoneiro Targino Gondim é um dos que estão a postos para não deixar a tradição morrer.Munido do DVD Simplesmente Assim e do CD Canções de Luiz (só com músicas de Luiz Gonzaga, em homenagem aos 20 anos sem o Rei do Baião), Targino mostra um repertório mesclado de novas canções e seus sucessos mais antigos, como Esperando na Janela, Fingindo Que Não Está e Pra se Aninhar (essa já gravada por Elba).

”Me sinto muito lisonjeado por ter sido convidado para abrir o São João do Pelourinho, ao lado de outros forrozeiros. E, dividir a mesma noite com minha amiga Elba Ramalho, a gente se sente em casa”, diz o pernambucano radicado na Bahia, comemorando a agenda concorrida do período.

Programação – Os festejos do primeiro dia do projeto serão abertos nesta quarta, com a Orquestra Sanfônica de Aracaju. O grupo é formado por 30 músicos (25 sanfoneiros, quatro percussionistas e um baixista), regidos pelo maestro Evanilson Rocha, sob direção de Emanuel Jorge. Em seguida, ganha a praça o som instrumental do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), projeto coordenado pelo gestor artístico da Orquestra Sinfônica da Bahia, Ricardo Castro.

A banda paraibana Clã Brasil, composta só por meninas, toca na noite seguinte, abastecida de um autêntico repertório pé-de-serra. A noite é dividida ainda com o grupo Estakazero e o forrozeiro baiano Del Feliz.Sexta, dia 12, data comemorativa ao Dia dos Namorados, Geraldo Azevedo fica encarregado de cantar os xotes românticos para os casais se embalarem no clima. Antes, toca o sanfoneiro Cicinho de Assis. A noite é encerrada com Virgílio.

Na véspera de São João, o rala-bucho fica por conta da banda paulista Falamansa, que divide o palco com o grupo Virado no Mói de Coentro e Val Macambira. Já no dia 24, data oficial comemorativa ao santo junino, quem faz a festa forrozeira é Zelito Miranda, além da banda Acarajé com Camarão e o cantor Daniel – que, no ano passado, superlotou o espaço no mesmo projeto. Os organizadores do projeto, promovido pela Secretaria de Turismo do Estado e Bahiatursa, preveem na noite de abertura um público de 15 mil pessoas. Todos os shows têm entrada gratuita.

Créditos: A Tarde

Nenhum comentário: