quinta-feira, 4 de junho de 2009

Elba Ramalho estará no 31º Arraial de Belô

A temporada de festas juninas na capital foi oficialmente aberta nesta segunda-feira, dia 1º, em uma cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura, com o lançamento da 31ª edição do Arraial de Belô. O prefeito Marcio Lacerda participou do evento que marca a abertura daquela que é considerada a melhor festa junina da região Sudeste. Segundo informações do diretor de eventos da Belotur, Arthur Vianna, neste ano participarão da festa 60 grupos de quadrilhas, o que significa mais de três mil componentes. A escolha do dia 1º de junho para a abertura do Arraial de Belô não é por acaso. Desde 2005, a data comemora o Dia Municipal do Quadrilheiro Mineiro, definido pela lei 9.060.

Programação

A programação do Arraial de Belô 2009 começou no sábado, dia 30, com o Cortejo Junino, uma carroceata que reuniu aproximadamente 2 mil pessoas e 20 grupos de quadrilhas juninas da capital, que desfilaram em carroças decoradas desde a avenida Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal, até a Praça da Estação.

Nas regionais, entre os dias 20 e 28 de junho, acontecerá o Concurso de Quadrilhas Juninas dos Grupos B e C. A apuração do resultado desses grupos será no dia 29 de junho, no Parque Municipal.

Nas regionais Norte e Nordeste, nos dias 4 e 5 de julho, será realizado o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas de Minas Gerais, com apuração dos resultados no mesmo dia.

A grande festa do Arraial de Belô 2009 acontecerá nos dias 11 e 12 de julho, na Praça da Estação, com shows da cantora Elba Ramalho e da dupla sertaneja Don & Juan. É neste evento que acontece o Concurso de Quadrilhas do Grupo A, com a apresentação das 14 melhores quadrilhas da capital. A novidade da festa para este ano é a criação de quatro quiosques para que o povo possa dançar durante a apresentação das quadrilhas. A festa de encerramento e premiação dos vencedores do Arraial de Belô 2009 será na Regional Venda Nova, nos dias 18 e 19 de julho.

Homenagens

O lançamento do Arraial foi marcado por homenagens. Primeiramente, para Manuel Pessoa de Holanda, o “Manezinho do Forró”, um dos maiores forrozeiros do Brasil, afilhado de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, e filho de Zé Pessoa, que foi parceiro do Velho Januário, pai de Gonzagão. “È um orgulho muito grande. Sempre gostei de tocar minha sanfona desde moleque. Toco desde o primeiro Forró de Belô. Quando eu estouô tocando na rua, no palco, parece que eu estou no Céu, num mundo completamente diferente”, disse Manezinho. Outro homenageado foi Simeão Firmino Aleixo, o “Seu Firmino”, da Quadrilha Pega Fogo, do Barreiro.

Créditos: ABN - Agência Brasileira de Notícias
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: