segunda-feira, 29 de junho de 2009

Elba Ramalho incendeia Forró Caju





Espécie de 'madrinha' do maior evento junino de Sergipe, Elba Ramalho é sempre uma das atrações mais aguardadas no Forró Caju e quase sempre se apresenta na véspera de São Pedro. Grande expoente da MPB e árdua difusora da música nordestina no Brasil e no mundo, a cantora se reinventa a cada apresentação e presenteia o público com shows onde a alegria e o respeito às tradições são marcas registradas e inconfundíveis.

Maior xodó do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e dona de um carisma peculiar e de uma energia invejável, Elba Ramalho é soberana a cada declaração proferida, canção entoada, a cada gesto e movimento. Tendo a espiritualidade como uma das suas maiores virtudes, a cantora faz questão de pôr sua fé antes de qualquer atitude tomada, o que segundo ela, se reverte em dádivas na vida familiar e profissional.

Neste Forró Caju, Elba fez um show de quase duas horas, em que celebrou 30 anos de uma carreira gloriosa. Vestida de noiva matuta estilizada, a artista eletrizou cerca de 140 mil pessoas que estiveram na praça de eventos. A multidão participou do espetáculo, cantando sucessos como Sabiá, Banho de Cheiro, Leão do Norte e outras canções. Minutos antes de pisar no palco Luiz Gonzaga, ela concedeu entrevista para Agência Aracaju de Notícias (AAN), em que declarou ser o Forró Caju a melhor festa junina do país.

Agência Aracaju de Notícias (AAN) - Que balanço que você faz desses 30 anos de carreira?
Elba Ramalho - É um sopro que se renova a cada apresentação que faço, a cada canção que gravo. Para ser sincera, não tenho tempo de ficar pensando sobre isso, mas quando o faço, analiso que sempre estive no caminho certo e que, apesar de toda a bagagem, ainda tenho a aprender.

AAN - Você encanta o público não só do Nordeste, mas do Brasil e do mundo. Como explica isso?
Elba - É uma coisa natural. A arte tem o dom de promover a paz, unir povos e difundir a cultura pelo mundo. Me sinto realizada em saber que contribuo para a união das pessoas através da música.

AAN - Sua espiritualidade fica cada dia mais evidente. Você quando criança reverenciava os santos juninos?
Elba - Sim. Graças a Deus minha fé aumenta a cada dia. Os santos juninos são reverenciados não apenas pelas graças que eles concedem, mas por serem festejados numa época de muita fartura nas colheitas e que se transformam nessa culinária maravilhosa que o Nordeste possui. Além disso, as festas juninas são momentos em que as pessoas, inclusive as famílias, estão mais próximas.

AAN - Você é a madrinha do Forró Caju e a única artista que esteve presente desde a primeira edição do evento. Qual o significado que ele tem pra você?
Elba - Estive recentemente em Recife e foi lindo, Caruaru foi maravilhoso, Campina Grande então... Com todo respeito a essas cidades e às dezenas de outras onde faço shows nesta época do ano, o Forró Caju é o melhor festa junina do país. Sou suspeita em falar isso, mas digo sem demagogia, porque é uma festa completa em todos os sentidos: estrutura, segurança, carinho e muita atenção com o artista por parte da organização. Sem contar que o público é maravilhoso, me recebe com um carinho e energia tão grandes que me deixam revigorada.

AAN - Este ano fazem duas décadas que Luiz Gonzaga nos deixou. Qual o maior ensinamento que ele lhe deixou?
Elba - O respeito pela cultura popular nordestina que eu sigo e difundo onde quer que eu vá. Quando cheguei no Rio de Janeiro e São Paulo, impus o meu trabalho sem me desvirtuar das minhas raízes e hoje sou respeitada por isso. O legado de Luiz Gonzaga está presente nas manifestações juninas do Nordeste, onde fiéis seguidores, como eu, não deixam que a chama de sua obra se apague.

Créditos: Forró Caju

Um comentário:

vani disse...

Como foi ontem? Não fuiii, num queria sair com esse olho PNC kkkkkkkkk espero que o show tenha sido maravilhoso, a Elba arrasa né
beijos