sexta-feira, 5 de junho de 2009

Rio em festa no final de semana: é o Viradão Cultural e Elba é destaque em uma das Lonas Culturais

As Lonas Culturais da Prefeitura, espalhadas pela Zona Norte e a Zona Oeste, participam do Viradão Cultural com uma programação recheada de shows de grandes nomes da MPB e ainda por sessões de cinema nacional. Em Realengo, Moraes Moreira revive velhos carnavais baianos, na sexta, e Elba Ramalho levanta a poeira no sábado no show que relembra sucessos da carreira.

Simonal e Tim Maia recebem homenagens mais do que especiais: em Santa Cruz, Sandra de Sá, Hyldon e Toni Garrido reverenciam o ‘síndico’ acompanhados da Banda Original, com os remanescentes da lendária Vitória Régia. Em Vista Alegre, Wilson Simonal ganha tributo de Elza Soares – fã incondicional do cantor e que há dez anos já o homenageava em disco – e do grupo Farofa Carioca. A homenagem se estende ao cinema com a exibição do documentário ‘Simonal – Ninguém sabe o duro que dei’, de Claudio Manoel, no domingo.

A força da palavra será o mote para o hip hop de Nega Giza, a música de Jards Macalé e a poesia de Elisa Lucinda, na Ilha do Governador. Além dos três, o espaço abriga leituras do Ciclo Nelson Rodrigues e a madrugada quente com a virada eletrônica da cena underground, com Cabet Araújo (Fosfobox) e os DJs Maurício Lopes, Breno Ung e Renato Bastos.

Em Campo Grande, junho vira fevereiro com um grande carnaval fora de época promovido pelos blocos de rua Simpatia é quase amor, na sexta; Suvaco de Cristo, no sábado, e Gigantes da Lira, no domingo.

Já em Jacarepaguá, a Matriz, de Botafogo, aporta na lona do bairro com as festas de rock Maldita – com apresentações das bandas Quarto Teto e Radamaster, R. Sigma e Os Outros, na sexta – e de samba Brazooka, no sábado, com Alex Ribeiro, Trio de Janeiro, Forró de Ponta, Empolga às nove e DJ Aílton Áreas. No domingo, a música dá lugar ao cinema com o filme ‘Meu nome não é Johnny’, de Mauro Lima.

Bangu recebe os ritmos brasileiros do samba ao maracatu nas vozes de Marcos Sacramento e Rita Ribeiro, na sexta, e o show ‘Matrizes’, de Claudio Jorge, seguido pelo grupo angolano Bwê Mix, no sábado. No domingo, a Mocidade Independente recebe Vila Isabel para uma oficina-show de bateria em homenagem a Luiz Carlos da Vila.

E atenção fãs cariocas de Elba que acompanham o Leoa do Nordeste: ela se apresenta no Viradão neste sábado (06 de junho), em Realengo, na Lona Nordeste Plural às 20h.

Créditos: Gabriel Lima

Nenhum comentário: