quarta-feira, 1 de julho de 2009

De volta ao passado

Discos do início da carreira de Elba Ramalho são relançados em CD para comemorar os 30 anos de estrada, acima a cantora paraibana com o pesquisador musical e fã Rodrigo Faour, idealizador do projeto.

Fã incondicional da cantora Elba Ramalho, o jornalista, escritor, crítico e pesquisador musical carioca Rodrigo Faour decidiu dar um presente especial à artista no ano em que ela comemora 30 anos de carreira. Rodrigo elaborou e apresentou à Universal Music um projeto de reedição em CD de todos os long-players (LPs) de Elba, com as gravações remasterizadas em tecnologia atual, encartes e rotulos originais.

Os quatro primeiros CDs - Alegria (1982), Coração brasileiro (1983), Do jeito que a gente gosta (1984) e Fogo na mistura (1985) - acabam de ser lançados pela Universal, em edições limitadas. Em entrevista por telefone, do Rio de Janeiro, Rodrigo explicou que a ideia é reeditar a discografia completa de Elba, embora esteja consciente dos entraves provocados pela crise que atravessa a indústria fonográfica.

Rodrigo não economizou elogios à Elba. Segundo ele, a paraibana é uma vencedora, pois é a única cantora brasileira que se manteve fiel às raízes musicaisnordestinas, base de seu trabalho. "Ela conseguiu furar o bloqueio e faz sucesso até hoje. Vários artistas de sua geração oscilaram e outros até perderam o rumo. Fagner optou pelo romantismo e Zé Ramalho amargou um longo período de ostracismo. Elba manteve o prumo", comparou.

Os quatro discos remasterizados pela Universal Music não são os primeiros de Elba, que, antes, lançara três LPs pela CBS. "Mas foi com os quatro discos, gravados na Ariola/Barclay (atual Universal Music) entre 1982 e 1985, que ela estourou nos quatro cantos do país e se transformou em diva absoluta da MPB, na exuberante sex-symbol e finalmente na maior intérprete nordestina da música brasileira", ressaltou Rodrigo.

Sobre Alegria, Rodrigo comentou que o álbum traz os forrós Bate coração (que levou Elba ao estrelato), Amor com café e No som da sanfona (essa um presente do amigo Jackson do Pandeiro). Coração brasileiro "lançou o antológico frevo Banho de cheiro", Do jeito que a gente gosta "injetou ânimo nas festas juninas", e Fogo na mistura "consagrou definitivamente a Elba romântica com a toada De volta pro aconchego, de Dominguinhos e Nando Cordel".

Todos os quatro discos trazem um breve histórico da carreira de Elba escrito por Rodrigo, além de encartes, letras das músicas, contracapas e selos dos vinis originais. "A excelente remasterização foi realizada por Luigi Hoffer e Carlos Savalla. É bom frisar isso, pois o som desses discos nunca saiu tão claro como na presente reedição. É ouvir para crer", assegurou o autor do projeto.

Idealizador

Rodrigo Faour nasceu em 1972, no Rio de Janeiro. Jornalista formado pela PUC/RJ, desde a infância cultiva o ofício de pesquisador musical, colecionando discos e publicações com ênfase na MPB. Possui arquivo pessoal com cerca de 70 mil músicas catalogadas e um vasto clipping de matérias de imprensa coletadas desde a adolescência. Uma das músicas que marcaram a sua infância foi exatamente Bate coração, na voz de Elba Ramalho.

Bastidores - Cauby Peixoto: 50 anos da voz e do mito (Record) foi o seu primeiro livro. Em seguida lançou Revista do Rádio - Cultura, fuxicos e moral nos anos dourados (Relume Dumará) e História sexual da MPB - A evolução do amor e do sexo na canção brasileira (Record). Entre outros projetos, Rodrigo também produziu reedições especiais da obra de Maria Bethânia, Elis Regina, Zizi Possi e Marinês & Sua Gente.

Créditos: Diário da Borborema

Nenhum comentário: