quinta-feira, 16 de julho de 2009

Túnel do Tempo: Gravação do DVD Canta Luiz

Elba conta como foi desafio de gravar DVD em um único show

Domingo, 10 de novembro de 2002

Elba Ramalho vai para o México se apresentar nos próximos meses - apesar de não sair muito do país por achar que o "mundo anda meio esquisito". Mas antes disso, pisa no palco do Ibirapuera, em São Paulo, neste domingo, às 11h. E não vai só, vai acompanhada de um forró da nova geração, o grupo Falamansa. Além das bandas animadas dos dois artistas, a Orquestra Arte Viva, sob regência de Amilson Godoy, vai ajudar a complementar o clima.

O show era para ter sido realizado no começo do ano, mas contratempos impediram a realização do evento. Agora, Elba simpaticamente pena para se lembrar do repertório que ensaiou com o Falamansa. "Sei que vamos tocar juntos Asa Branca, mas a outra música me esqueci. Até pedi as fitas dos ensaios para me recordar", explica Elba ao Terra.

A cantora já tem planos para os próximos meses. Não quer se afastar do show Elba Canta Luiz, que gosta muito, então gravou em outubro um DVD e CD retirados de uma única apresentação ao vivo, o que ela mesma considerou uma temeridade. "Ninguém faz isso, pois tudo tem de dar certo", explica, acrescentando que o primeiro DVD dela terá muitos bônus, como backstage, making of e imagens de shows de arquivo.

Confira a entrevista com Elba Ramalho:

No dia 26 de outubro passado você gravou seu primeiro DVD. Como foi a gravação? Deu tudo certo?
Foi lindo, estava superlotado. Dominguinhos compareceu e foi uma performance a favor - em uma noite só. Já vi o material e não vamos fazer nenhum tipo de correção. Gostei bastante, foi um show pesado, puxado, com muita performance. Valeu o talento das pessoas envolvidas, o meu empenho e o do próprio público. Tem uma força o disco.

Ele vai virar CD também?
Sim, vai.

E é difícil "matar" tudo em um show só, não?
Impossível. Quase nenhum foi feito assim. Principalmente porque envolve uma performance com danças. Tudo tem de dar certo. Quando comecei o show, por exemplo, meu microfone pifou. Se tivesse um segundo show, não me preocuparia. Repeti duas músicas, mas a parte com o Zeca ficou muito legal.

Vai ter algum bônus especial no DVD, imagens de bastidores?
E eu tenho arquivo de carreira que passei para o pessoal colocar também no DVD. Vai ser uma coisa dedicada, com edição e montagem legal. Vai ter making of, arquivos de outros shows, isso para o fã "capataz", que pressiona muito.

Eles têm uma relação passional com o artista.
Sim, até é uma coisa que fiquei impressionada. No meu site, por exemplo, os fãs mandam emails dizendo que está desatualizado, que a equipe é incompetente. É impressionante como as pessoas passam os dias bisbilhotando. É só ver o caso da Gal Costa, quando ela apareceu naquela foto com o Antonio Carlos Magalhães. Ela teve de se retirar do Brasil! Coitada. E no fim são essas mesmas pessoas que botaram o homem novamente no poder. O Lula que aguarde, pois a cobrança vai ser grande. Vão ficar com chicote. O caso da Regina Duarte. Pôxa, todo mundo caiu em cima. É um direito dela dizer que receios ela tinham em relação ao futuro do país. Eu acho que as pessoas não podem ficar julgando as outras.

Elba Canta Luiz já vendeu 100 mil cópias. Ele está melhor que seu CD anterior?
Não me preocupo muito com vendas. Tenho uma agenda lotada de shows, uma apresentação muito bonita feita pelo Gabriel Vilela. Estou vivendo um momento esplendoroso. O resto é supérfluo. Não tenho ambições mercadológicas. Mas sim, o Elba Canta Luiz vendeu mais que o anterior.

É a primeira vez que tocam juntos?
Sim, na verdade esse show era para ter acontecido no começo do ano, mas com as chuvas e o Ibirapuera fechado para esse tipo de evento, tivemos de esperar agora. Na época ensaiamos com a orquestra, mas tivemos de adiar.

Vão fazer que músicas juntos?
Tem umas duas. Sei que uma é Asa Branca. Ensaiei na época, mas devo admitir que não me lembro qual é a outra. Até hoje estou recebendo as fitas do ensaio para poder me lembrar. Amanhã eu e o Falamansa vamos nos encontrar para definir mais alguma coisa. Sei que vamos ter duas passagens em conjunto no palco, com a orquestra. Os ensaios foram há seis meses.

Vou citar uma frase sua: "Já ouvi muita musiquinha que está por fora. Gosto das bandas universitárias. O que acontece é que um Falamansa vende 1 milhão de copias e aí um monte de outros grupinhos aparecem imitando. E fica um clichê, uma xerox da xerox, um xotinho de pé de serra, sabe?". Isso continua acontecendo hoje, um ano depois de sua declaração?
Isso continua, criam-se muitas bandas. Algumas ótimas e afinal todo mundo merece um lugar ao sol, quem sou eu para julgar. Não tenho uma postura crítica, principalmente contra um colega. Nenhuma estrela deve atropelar a outra. O problema é que a cópia começar a gastar. Veja o axé. Surgiu a Daniela Mercury e aí com o tempo vieram todas as outras e hoje acabou. A mesma coisa com o pagode, o sertanejo. Aliás, o sertanejo é o que dá mais certo. É uma música bem colocada e faz sucesso mesmo, tem um mercadasso. Nós que fazemos música nordestina, como o Dominguinhos, que tem essa estética toda, também temos de ter cuidado também. Já quem tem aquela visão de que é uma coisa menor. Agora, o povo viu que o forró é engraçado, amoroso, simples e profundo - como é o samba. Que no fundo o Gozagão é como o Ari Barroso. Mas está havendo um desgaste, começou a ficar uma mesmice. Antes das pessoas copiarem o que o Falamansa faz, o importante é que as bandas procurem pela qualidade, uma harmonia. Os trios regionais, por exemplo, estão muito bem armazenados. Tem trio que mesmo o sanfoneiro não sendo tão bom, o resto do pessoal tem uma verve.

Fonte: Terra
Créditos: Ricardo Ivanov

Nenhum comentário: