quinta-feira, 11 de março de 2010

Elba Ramalho conta detalhes sobra gravação do DVD de 30 anos de carreira

"Foi em Pernambuco que eu vendi a maioria dos meus discos nesses 30 anos de carreira", justica a cantora sobre a escolha de gravar o novo trabalho no Recife

Para comemorar três décadas de carreira, a cantora Elba Ramalho escolheu o Marco Zero do Recife para gravar um DVD, nesta sexta-feira (12), a partir das 21h, como parte da festa de aniversário de 473 anos da cidade. O motivo? “Eu escolhi morar aqui antes de tentar a vida no Rio de Janeiro. Foi no início da década de 70 que rumei para o Sul do País junto com o Quinteto Violado. Minha ligação com essa terra é muito grande. Além de meu pai ter me ensinado a gostar do frevo e eu ter vários parceiros musicais daqui, todos os discos de ouro que conquistei foi por causa dos pernambucanos, que compraram a maioria dos meus trabalhos”, disse.

Está mais do que explicado, e os fãs da paraibana agradecem o presente. Uma das vozes femininas mais conhecidas da música popular brasileira cantará 30 músicas escolhidas a dedo em duas horas e meia de show. Ela confessa que não foi fácil juntar 30 anos de carreira numa única apresentação. Foi um trabalho árduo selecionar o que devia entrar no repertório dentro de uma gama de sucessos que vem crescendo desde quando ela surpreendeu o país com o LP “Ave de Prata”, inspirado na composição homônima de Zé Ramalho, em 1979.

“Demoramos quase um ano para selecionar o repertório. Pedi até ajuda para meus fãs através da internet. Pode ser até que eu não agrade a todos”, confessou. Convidados, bailarinos e percussionistas de alfaias darão um brilho a mais ao show, que dizer, espetáculo. “Vou misturar música e teatro. Enquanto faço um passeio pelos meus sucessos, vou intercalando com muita conversa e poesia. Vou improvisar, contar para a plateia a história das parceiras e das músicas”, revelou.

As poesias já foram escolhidas. Ela vai declamar um texto de Carlos Pena Filho e outro do teatrólogo recifense Newton Moreno, autor da peça “Agreste Malvarosa”, em cartaz no Rio de Janeiro. “Evocação do Recife”, de Manuel Bandeira, não poderia ficar de fora. O poema marcou a primeira subida de Elba num palco na Paraíba, aos 14 anos de idade.

O cenário será composto por leds e o figurino é do paraibano Ary Rodrigues, que trabalha a pouco mais de um ano com a cantora. “Tudo será bem neutro e limpo, pois toda a customização estará focada nas músicas”, falou. Elba abrirá o show com “Anunciação” e fechará a noite com “Morena Tropicana”. “Será uma homenagem minha a Alceu Valença, que não estará aqui por incompatibilidade de agendas”, explicou.

O show terá ainda “Morena de Angola”, “Saudade D´Ocê”, “Bate Coração”, “Felicidade Urgente” e outros sucessos. Primo da cantora e parceiro de longa data, Zé Ramalho dividirá a canção “Chão de giz” e “Admirável Gado Novo”. Geraldo Azevedo canta com ela “Chorando e cantando” e “Canta Coração”.

Alcione sobe ao palco para fazer um duo com “O meu amor” e “Forró de Gafieira”. Nesta última, Carlinhos de Jesus irá apresentar o mesmo número que dançou 20 anos atrás. “Fui eu quem mostrou o Carlinhos de Jesus para o Brasil, durante um show no Canecão, com esta música”, disse.

Lenine (“Queixa”, de Caetano Veloso), Chico César (“Beradero”), Flávio José (“Espumas ao vento”) e Andre Rio (“Chuva de sombrinhas”), Spok e Cristina Amaral completam as participações da noite. Ela também vai cantar “Fuxico” e “Se tu quiser”, do seu mais recente trabalho “Balaio de Amor”, lançado em 2009. Esse trabalho lhe rendeu o Grammy de Melhor álbum de música de raízes brasileiras.

O espetáculo terá direção musical de Cezinha do Acordeon, atual namorado da cantora, e direção geral da própria Elba Ramalho. Já o DVD terá direção de imagens de Arísio Coutinho, da Globo Nordeste, que irá exibir o show em formato de programa especial.

A banda será formada por Marcos Arcanjo (Guitarra), Ney Conceição (baixo), Sergio Machado (bateria), Cézar do Acordeão (acordeon), Anjo Caldas e Durval Pereira (percussão), Nilsinho Amarante (trombone), Gilberto Pontes (saxofone e flauta) e Enok Chagas (trompete). Os músicos convidados são Sandro Haick (Guitarra, violão e bandolin), Zé Canuto (Sax e flauta), Lucas dos Prazeres (percussão) e Rannieri Oliveira (teclados).

Nesta quinta-feira (11), Elba Ramalho deu uma canja no NETV, ao lado do músico Sandro Haick. Ela cantou "Frevo Mulher", de Zé Ramalho, e “Quando fevereiro chegar”, de Geraldo Azevedo. “Estou muito animada para a gravação. Vai ser um show lindo", falou.

Fonte: PE 360 Graus

Nenhum comentário: