segunda-feira, 10 de maio de 2010

Banda da PM e Elba Ramalho juntos em show no Canadá

São quase 170 anos de música, enredos e encantos. Formada policiais militares – que também são músicos de ponta, professores, membros de orquestras filarmônicas e sinfônicas –, a Banda de Música da PM é um grande orgulho capixaba. Talento esse que vai ser mostrado novamente para o mundo em agosto, quando o conjunto participa do Encontro Internacional de Bandas Militares, no Canadá.

Serão quatro apresentações - duas delas em Toronto e as outras em Quebec - onde será mostrado um repertório eclético, com muito jazz, clássicos de bandas e, ainda, músicas da cantora Elba Ramalho, que vai junto para o país se apresentar com o grupo em dois dos quatro shows.

Talento
O grupo será o único de uma corporação da América do Sul a participar. Essa, inclusive, não será a primeira vez que a banda se apresenta fora do país. No ano passado, foram vários shows em Liverpool, na Inglaterra.

Tanta alegria e dedicação não são à toa. Para integrar a banda, os 70 policiais que hoje compõem o grupo tiveram de suar a camisa e passar em um concurso específico. E quem pensa que a vida deles é diferente dos demais PMs se engana: eles também integram a escala da corporação. “Participamos das escalas, treinamento de tiro, abordagem. E ainda assim dá tempo de nos dedicarmos à música, porque o trabalho da banda conta como escala extra”, explicou o regente.

A Banda de Música da PM faz, em média, uma apresentação por dia durante o ano. “E todas contam com um brilho especial, já que boa parte dos componentes tem formação superior em Música. Isso agrega mais valor ao trabalho”, ressaltou Rocha, que é maestro da banda desde 1993 e há 18 anos ajuda a fazer os arranjos das apresentações da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.

Para fazer parte do grupo, há formação especial
Para fazer parte da Banda da Polícia Militar é necessário prestar um concurso específico para a categoria de soldado músico. Após aprovado, o candidato, além de participar de todas as etapas de formação necessárias a um oficial da PM, estuda quatro disciplinas específicas: História da Música, Harmonia, Técnica Instrumental e Percepção Musical. “Não é exigido que o candidato tenha um curso superior específico. Mas é importante ressaltar que a maioria dos integrantes da banda hoje possui formação superior em Música, o que comprova o grau de comprometimento dos nossos músicos”, explicou o regente do conjunto, major Luiz Vanderlei Rocha.

Aulas de música para crianças
Além de encantar o público durante as apresentações, a banda da Polícia Militar desenvolve um projeto social que traz esperança e alegria para muitas crianças. Trata-se da Banda Júnior da PM, uma iniciativa da instituição em parceria com a Arcelor.

Para participar das aulas, a criança deve ter, no mínimo, 10 anos e estar matriculado em alguma escola, seja pública ou particular. Os participantes ainda recebem vale-transporte e lanche. O curso dura, em média, dois anos, entre aulas teóricas e práticas. E as crianças não pagam nada por isso.

O major Luiz Vanderlei Rocha explica que a banda júnior funciona como uma escola de música. “Primeiro as crianças aprendem a parte teórica, participam de corais, de aulas de musicalização. Depois escolhem o instrumento que ela vai tocar e aprofunda os conhecimentos nessa área”, ressaltou o major.

O projeto conta, atualmente, com 10 músicos profissionais que atuam como professores. As aulas são no Quartel de Maruípe, em Vitória, de manhã e à tarde. “Já tivemos cerca de 400 crianças participando do projeto, mas hoje contamos com 120. Com esse número menor podemos ter mais tranquilidade e nos dedicamos mais, direcionamos o aprendizado”, garantiu Luiz Vanderlei Rocha.

Na quarta-feira, Elba canta nos 175 anos da PM
Antes de viajar para o Canadá, onde vai realizar quatro apresentações durante o Encontro Internacional de Bandas Militares - duas delas em Toronto e as outras em Quebec -, a Banda da PM se apresentou com a cantora Elba Ramalho na quarta-feira, dia 5, no Quartel do Comando-Geral, em Maruípe. O show fez parte das comemorações dos 175 anos da PM. A apresentação, segundo ele, contou com um repertório eclético, com diversos clássicos da MPB e do jazz.

Fonte: Site Gazeta Online
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: