segunda-feira, 28 de junho de 2010

Memorial Elba Ramalho – 15 anos de criação

Luiz Gonzaga e Elba Ramalho são dois artistas de destaque no cenário musical brasileiro que tem algo em comum nas suas vidas: as suas relações de cumplicidade com Caruaru. Lembro que na década de 1970 o “caso de amor” de Luiz Gonzaga com nossa cidade praticamente fazia com que ele tocasse aqui todos os anos durante o São João, igual a esse “xamego” que Elba tem por Caruaru nos tempos atuais...

Eu conheci Elba quando ainda ela era atriz, lá no distante ano de 1976, durante a temporada de um espetáculo de teatro chamado “Cancão de Fogo”. Uma comédia escrita por Luiz Marinho com direção de Luiz Mendonça (irmão de Diva Pacheco e o primeiro Cristo da “Paixão de Cristo” quando o espetáculo ainda acontecia nas ruas de Fazenda Nova). Acredito que esse foi o primeiro contato de Elba com Caruaru. A sua trupe vinha do Rio de Janeiro e estava percorrendo o Brasil. Eles se apresentaram por três noites no palco da FAFICA e após as suas apresentações saíamos todos pelos bares da cidade onde rolavam noitadas memoráveis. Não lembro o ano em que Elba lançou o seu primeiro LP: “Ave de Prata”, mas lembro que seu nome alcançou projeção quando Chico Buarque lançou o LP duplo: “Ópera do Malandro”, em 1978. Elba cantou com Chico uma das músicas (O Meu Amor) desse disco e a música estourou e ela se tornou a Elba do Brasil: “O meu amor, tem um jeito manso que é só seu/que rouba meus sentidos/viola meus ouvidos contando segredos lindos e indecentes/depois brinca comigo/ri do meu umbigo e me crava os dentes, aaai...”. Lembrou da música?

Bem, e de lá pra cá essa paraibana, prima do apocalíptico Zé Ramalho, se tornou à divina diva que todos nós conhecemos. Eu não sei em que ano foi seu primeiro show aqui em Caruaru, mas sei que desde que ela cantou na noite de 24 de junho de 1995 nunca mais deixou de vir aqui anualmente pra pegar um “salário legal” que a nossa Prefeitura lhe paga por um dia de seu musical trabalho. Nesses 15 anos de criação do Pátio, Elba só deixou de vir apenas por um ano para cantar no nosso São João e reclamou indignada, em nível nacional, o fato de não ter sido convidada. O ex-prefeito que quebrou a hegemonia de Elba com a nossa festa maior foi aquele “barbudinho”, o... Como é que é mesmo o nome dele?

No seu inicio, o memorial da Elba era assim...

Agora é assim e logo será ampliado...
Em 1995, foi inaugurado no prédio onde hoje funciona o Museu do Barro (no Pátio de Eventos) um memorial dedicado à Elba Ramalho. Esse espaço foi criado por Adenildo Batista, que era (ou ainda é?) presidente do Fã Clube “Ave de Prata III”, aqui de Caruaru. Adenildo é um grande amigo de Elba e conseguiu com ela: roupas, sapatos e adereços usados em diversos de seus shows, mais fotos, discos, homenagens, troféus, cartazes, etc e montou esse memorial com a ajuda do decorador Wério Farias.
As fotos abaixo mostram alguns flagrantes da inauguração desse espaço pela própria artista. Depois dessa inauguração, ela foi pro palco e, claro, fez todo mundo dançar...

Noite de 24 de junho de 1995. Elba chega acompanhada de Zé Queiroz (prefeito à época) para participar da inauguração de seu memorial. O decorador Eduardo Henrique aparece em primeiro plano.

Elba recebe flores de Edleuza Portela, à época, presidenta da Fundação de Cultura. Na foto ainda aparecem Zé Queiroz e Urbano, um ex-funcionário do memorial.

Adenildo Batista (E), o acompanhante de Elba, a própria, Edleuza Portela, Zé e Carminha Queiroz. Passando de lado, o engenheiro Kiko Beltrão que é um dos secretários da atual administração municipal.

Elba sobe as escadas em direção ao memorial, com seu acompanhante e de Kiko Beltrão. Atrás, João do Pífano acompanhado de uma bandinha de pífanos faz a recepção sonora à ilustre convidada.

Elba descerra a placa de seu memorial. Ao lado está Carminha Queiroz.

A placa...

A própria...

Elba, seu acompanhante e Eduardo Henrique.

Enquanto Elba concedia entrevista para uma das rádios de Caruaru, o fotógrafo Ramiro Espindola, que é o dono da banca Terceiro Mundo, e o criativo comunicador Edinho “Jerimum” Moreira posaram de “papagaios de pirata” quase que “pendurados” no ombro direito da cantora... Repara só nas caras dos dois!

O Memorial Elba Ramalho se localiza no complexo do Museu do Barro (Pátio de Eventos), é aberto ao público de terça a domingo em horário comercial e está instalado ao lado da sala que mantém uma exposição permanente dedicada a Luiz Gonzaga. Em junho de 2000, Elba recebeu o titulo de Cidadã de Caruaru...
Eu acredito que mais alguns anos se apresentando no nosso São João a Elba poderá requerer ao CARUARUPREV à sua aposentadoria por “tempo de serviço junino...”. Vida longa a Elba!

Fonte: TV Criativa
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: