segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Elba Ramalho batiza filha e um amigo no alto do Corcovado

O domingo passado foi mais que especial não só para a menina Maria Paula Nunes Ramalho e para Luiz Henrique Agra de Oliveira, como para aqueles que visitaram pela manhã o Corcovado. No mês em que o Cristo Redentor completa 80 anos, a cantora Elba Ramalho levou a filha de 8 anos e um amigo para serem batizados na pequena capela de Nossa Senhora Aparecida, aos pés do monumento. A voz de Elba se sobressaía nos momentos musicais da cerimônia, em que não faltaram os sucessos "Nossa Senhora" e "Jesus Cristo", de Roberto Carlos.

Elba, a filha Maria Paula, com os padrinhos e o padre Omar, durante o batizado da menina , na capela do Cristo Redentor

Os padrinhos de Batismo de Maria Paula - uma das três filhas adotivas de Elba, que tem também um filho - foram o ex-marido da cantora Gaetano Lopes e a mulher dele, Eduarda Treuffar. O batismo de Luiz Henrique também teve um significado especial para Elba: com a sua persistência, o rapaz, que é namorado de uma sobrinha dela, se converteu ao cristianismo.

Após o batizado, com a cantora segurando a imagem da padroeira do Brasil, houve uma procissão em torno do Cristo e a solenidade de consagração de Maria Paula e Luiz Henrique à Nossa Senhora. Quem estava no lugar parou para assistir, fotografar e ouvir Elba cantar e falar do significado do monumento:

- O Cristo Redentor é um importante ponto turístico do Rio. Mas tem uma capela e é um santuário. Quem vier aqui, sempre que tocar nesse solo deve ter um sentimento de oração. O Cristo é maior que todos nós, não só na imagem mas também no amor e na paz.
O reitor do santuário e a cantora Elba Ramalho na frente da procissão, ao redor do monumento

Ainda aos pés do monumento, o reitor do Santuário a Cristo Redentor, padre Omar Raposo benzeu os visitantes. Houve saudações especiais em espanhol e em italiano.

Após os atos religiosos, a cantora disse que não poderia ter escolhido um melhor lugar para batizar a filha:

- Tinha que ser aqui. O Cristo é o símbolo maior não só de nossa cidade como de nossa fé. Aqui a gente tem uma das maiores imagens de Cristo do mundo. O lugar mostra a redenção e a esperança. O Cristo está de braços abertos, abençoando a cidade. Tem também a minha relação estreita com Nossa Senhora. Já tive muitas graças com Nossa Senhora. Como filha, me coloco muito debaixo do manto dela. Sou católica praticante.

Há cinco anos, o Cristo Redentor virou um santuário. A capela abre diariamente das 8h às 18h. Como rotina, todos os fins de semana há casamentos, batizados e bênçãos na pequena igreja, que tem apenas 21 assentos. O lugar atrai também peregrinos, católicos que vão rezar e até pessoas que, do alto do Corcovado, jogam as cinzas de seus mortos.

- Temos uma dinâmica que vai da realidade cultual à cultural. Tudo o que acontece no alto do Corcovado se integra a nosso entorno, à realidade turística e ecológica. Estamos dentro de uma grande floresta. Conseguimos trazer as belezas e as motivações necessárias, para que o visitante, ao chegar aqui, possa de fato ser acolhido pelo Cristo Redentor de braços abertos - afirma o padre Omar.

Ao longo desta semana, o alto do Corcovado receberá retoques, de modo que esteja bem arrumado para a celebração do aniversário do Cristo, no próximo dia 12. Artistas que vão participar do Show da Paz, à noite no Aterro do Flamengo, também vão ter uma semana de ensaio, num estúdio em Copacabana. Elba Ramalho será uma das atrações do evento:

- Participar da festa me honra bastante. Sou uma carioca de direito. Moro há 37 anos no Rio. Sou ainda uma artista, uma pessoa de fé, uma devota.

O padre Omar lembra que a festa no Aterro começará às 18h em ponto, sem atrasos: um coral de 800 vozes vai abrir o evento cantando "Ave Maria". A festa terá 30 atrações, entre elas a jazzista americana Stacey Kent e cantores como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu e sambista da Mangueira e da Beija-Flor.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: