quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aniversário do Cristo vira CD e DVD com participação de Elba

O registro da comemoração, ao vivo, traz artistas de gêneros diversos como Zeca Pagodinho e Sandy Luciano Guaraldo

Um dos mais belos cartões-postais do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor completou, em 2011, 80 anos. A comemoração, no entanto, se estende até este ano, com o lançamento do CD e DVD “Cristo Redentor 80 Anos Ao Vivo” (lançado pela EMI Music), que chega agora às lojas de todo o Brasil.

O projeto é um registro do show realizado em 12 de outubro, no Aterro do Flamengo, que reuniu dezenas de artistas em uma verdadeira celebração.

A vontade de representar o Rio de Janeiro em toda a sua diversidade explica a presença de nomes nada cariocas, como a paraibana Elba Ramalho – em “Valsa de Uma Cidade” – e o mineiro Alexandre Pires, que parece encarnar Emílio Santiago com sua versão de “Aquele Abraço”. “O Rio, como São Paulo, tem gente de todo o país e nós não poderíamos excluir isso, então, fizemos essa mistura de pessoas, sotaques e ritmos”, explica Ricardo Moreira, que divide a produção artística do show com Adriano de Martini.

Aliás, haja ritmos: o samba, claro, se faz presente, mas divide espaço com a bossa nova – e com a fusão dos dois, a sambossa –, a MPB, o suingue, o funk e o soul. Tem até um flerte com o eletrônico, na versão de Bossacucanova, Roberto Menescal e Cris Delanno para “Garota de Ipanema”. E, se a celebração de 80 anos merece uma volta ao passado, Eduardo Dusek relembra o teatro de revista com uma interpretação exagerada (no melhor dos sentidos) para “Aquarela do Brasil. “Eu pedi para ele encarnar uma Carmen Miranda”, brinca Moreira.

DA GEMA / Artistas que são a cara e a alma do Rio também estão em “Cristo Redentor 80 Anos”. Zeca Pagodinho, por exemplo, surpreende com um “Balanço Zona Sul” que foge totalmente do estilo “Deixe a Vida me Levar”. Fernanda Abreu, claro, participa com “Rio 40 Graus”, verdadeiro hino de seu amor pela cidade. E, por falar em hino carioca, “Cidade Maravilhosa” ganha força na voz de Beth Carvalho, que tem motivos familiares para querer homenagear o Cristo. “Minha tia tinha um restaurante lá, então, era um lugar que eu e minha família sempre frequentávamos. O Cristo é uma das coisas mais bonitas do mundo, com aquela vista panorâmica linda”, elogia.

O DVD tem ainda Sandy, Leila Pinheiro, Jorge Aragão, e as baterias da Beija-Flor e da Mangueira. E o Cristo Redentor, de braços abertos, agradece.

Fonte: Rede Bom Dia

Nenhum comentário: