segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Elba Ramalho entra no Balaio Musical do Andarilho Bar-Restaurante

Cantora será recebida no palco pelo músico Herbert Azzul

"Ah, se meu desejo voasse, como ave, como pássaro, lhe caçasse em toda parte, provocasse sua compaixão", o trecho faz parte da canção Trem das ilusões, composta por Heberth Azzul e interpretada por Elba Ramalho, que estará no repertório do projeto Balaio Musical do Andarilho Bar-Restaurante, desta quarta-feira, 14, a partir das 20h30. Amigo de Elba há mais de 15 anos, o cantor e compositor Azzul receberá a filha do sertão para uma apresentação descontraída, ao estilo casual, que contará ainda com outras canções como Recomeçando das cinzas, La belle de jour e Como dois animais. O Andarilho Bar-Restaurante fica à rua Sampainho, 197, em Campinas..

Durante o pocket show, que tem duração de uma hora, os músicos conversam, cantam e interagem com o público. Dessa forma, o clima torna-se mais aconchegante e envolvente. O projeto Balaio Musical faz referência a uma idéia que surgiu nos anos 90, quando Azzul apresentava espetáculos sobre a música popular brasileira e também sobre a música nordestina e seus poetas, no Teatro Café Pequeno, no Rio de Janeiro. O evento tinha sempre como convidados cantores da MPB e artistas famosos.

Após uma temporada de shows, Heberth Azzul decidiu expandir o projeto e levá-lo para bares, com a intenção de aproximar ainda mais público e artista. O local escolhido para sediar o Balaio Musical em Campinas foi o Andarilho Bar-Restaurante, com capacidade para 180 pessoas sentadas. O próximo grande nome da música popular brasileira a apresentar-se será Renato Teixeira. Já passaram pelo palco da casa os músicos Zé Geraldo, Chico César e Lobão. A mesa para quatro pessoas custa R$ 240,00.

Elba Ramalho
Com uma carreira sólida iniciada há 29 anos, Elba Ramalho é uma das mais importantes intérpretes da música popular brasileira. A presença de palco animada e marcante e o timbre que remete aos sons do Nordeste são suas marcas registradas. Seu trabalho não se restringe a um único gênero. Pode ser identificado pelas fusões dos mais variados ritmos, tais como o baião, maracatu, xote, frevo e forró. Entre seus maiores sucessos destacam-se Bate coração (Cecéu), Banho de cheiro (Carlos Fernando), De volta pro aconchego (Dominguinhos /Nando Cordel) e Remexer (Luís Caldas/ Carlinhos Brown).

A parceira com o compositor Heberth Azzul é de longa data. Ele e Alceu Valença foram os responsáveis pela única composição inédita, intitulada Trem das ilusões, do CD duplo Solar, que comemorou, em 1999, os 20 anos de carreira da cantora. O trabalho foi divido em duas partes, uma gravada em estúdio e outra ao vivo durante os festejos juninos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Nascida no sertão da Paraíba, Elba iniciou sua carreira profissional em 1968 tocando bateria no conjunto As Brasas, formado somente por mulheres. Atuou como atriz, participou de festivais e compôs, em 1979, o elenco da peça A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, destacando-se rapidamente no cenário da música popular brasileira.

Heberth Azzul
Amigo de Elba Ramalho há mais de 15 anos, Azzul a convidou para dividir mais uma vez o palco com ele. Multi-instrumentista, cantor, compositor, intérprete e ator, Azzul foi parceiro e músico de Alceu Valença, e teve suas composições gravadas por grandes nomes da MPB, como Elba Ramalho, Maira Barros,Tony Câmara, Vanessa Barum, entre outros. Sua música Pétalas ganhou o Prêmio Sharp de Música. Suas composições também brilham no cinema nacional. Pétalas é o tema principal do filme Novela, Novela (ganhador de melhor filme estrangeiro/ Festival do Filme Independente de Nova York); e Há Leblon faz parte da trilha de Minha Vida em Suas Mãos, filme produzido e protagonizado pela atriz Maria Zilda Bethlem.

A característica da poesia de Azzul é a mescla da música moderna com o laço do repente e do improviso. Seu show dinâmico e recheado de surpresas leva o público a participar cantando e dançando, o que gera uma mistura de ritmos rompendo a barreira do convencional.

Serviço:
Projeto Balaio Musical, no Andarilho Bar-Restaurante
Data: 14/10/2008, a partir das 20h30
Endereço: Rua Sampainho, 197 - Cambuí
Telefone: (19) 3254-3721
Preço: R$ 240,00 a mesa para quatro pessoas
Capacidade do bar: 180 pessoas sentadas
Créditos: Portal Novidade

Nenhum comentário: