quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Antenada, Elba documenta raízes e bonito show

A bem da verdade, Elba Ramalho poucas vezes se dissociou de suas raízes nordestinas. No entanto, a (grande) intérprete nem sempre esteve antenada como no álbum Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? (2007), dos mais belos e vigorosos títulos de sua discografia, de repercussão comercial injustamente reduzida. A produção do clã dos Queiroga (Lula, Yuri e Tostão) deu tom contemporâneo a um dos melhores repertórios reunidos pela cantora em disco. O álbum gerou show igualmente interessante, captado logo no início da turnê, em 19 e 20 de maio de 2007, em apresentações feitas no Auditório Ibirapuera (SP) com a adesão de convidados realmente especiais. O registro está no DVD Raízes e Antenas, lançado com um ano de atraso em relação ao cronograma inicial idealizado pela artista.

Trata-se do melhor DVD de Elba. Com as antenas ligadas nas suas raízes firmes, a artista agrega ao registro do show - exibido separadamente no menu principal - um filme de 44 minutos em que documenta suas origens e reabre a cortina do passado ao voltar à cidade de Conceição do Piancó, encravada no alto sertão da Paraíba. Na terra natal, Elba reencontra o pai - e se emociona quando seu João fala da mãe já falecida - e acompanha-se ao violão em Chão de Giz. Em outro cenário, na paradisíaca cidade de Troncoso (BA), o assunto versa sobre a espiritualidade da artista. Num terceiro pólo geográfico, a casa mantida pela cantora no Joá (RJ), entram em cena os depoimentos do filho Luã e dos convidados do show (Margareth Menezes, Geraldo Azevedo, Lenine e Gabriel O Pensador, entre outros). As imagens de harmonia familiar com as filhas adotivas e o marido Gaetano Lopes perderam atualidade porque, entre a captação das imagens e a edição propriamente dita do DVD, Elba se separou de Gaetano. Contudo, o filme - a rigor, um misto de documentário com cenas típicas de making of de show - enriquece um DVD que já seria interessante se tivesse se limitado a registrar o show Raízes e Antenas - Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? - um dos mais bem-cuidados do vasto currículo de Elba nos palcos nativos.

Aberto pelo canto a capella de Toda Dor Passa, parceria de Tadeu Mathias com Bráulio Tavares, o roteiro agrega convidados na maioria dos 17 números (outros dois, Amplidão e o mix com Folia de Príncipe e Boi Cavalo de Tróia, são exibidos como bônus nos extras do DVD). A Trombonada, banda de sopros de Pernambuco, encorpa o instrumental de músicas como Ave Angelis Angelus e Estrela Miúda, o tema de João do Vale e Luiz Vieira que conta também com a intervenção vocal de Lenine, que, na seqüência, revive com Elba Miragem do Porto, a música de sua autoria gravada pela cantora numa época em que - como lembra o próprio Lenine - a discografia de Elba era uma das poucas janelas abertas (em alguns momentos, foi a única) para os compositores nordestinos que tentavam reconhecimento no eixo Rio-São Paulo.

Em encontro mais inusitado, Elba recebe o violonista Yamandu Costa para entoar Um Índio, sem que a união dê novo colorido à música de Caetano Veloso. Já com Margareth Menezes o dueto vivaz é feito no tom forrozeiro de Na Base da Chinela, número bastante arretado em que solam também o acordeonista Toninho Ferragutti e o maestro Spok, cujos metais em brasa de sua orquestra aumentam a temperatura já naturalmente quente dos frevos Banho de Cheiro e Frevo Mulher. Se acerta ao enfatizar sua espiritualidade em Conceição dos Coqueiros (Lula Queiroga), Elba erra ao dar andamento de xote a Gostoso Demais, diluindo a beleza da toada de Dominguinhos e Nando Cordel, entoada pela cantora em número dedicado a Marinês (1935 - 2007), pioneira voz feminina da música nordestina. Enfim, Raízes e Antenas é show à altura da história de Elba Ramalho. Pode não ter a exuberância de espetáculos mais teatrais da festiva intérprete, como Popular Brasileira (1990), mas representa injeção de ânimo e vigor numa carreira que andava prejudicada por conta de discos anêmicos, sem vida. Nada como uma volta (antenada) às raízes...

Créditos: Mauro Ferreira

Nenhum comentário: