segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Cineplace "vibra" ao som de Elba Ramalho

Luanda – A comunidade brasileira em Angola participou intensamente, nesta sexta-feira à noite, em Luanda, no primeiro dos dois espectáculos da cantora Elba Ramalho, um dos nomes sonantes da Música Popular Brasileira (MPB), que ofereceu aos compatriotas um "show" acústico e interativo.

Trazida a Luanda para animar as festividades da 5ª semana do Brasil em Angola, a artista que iniciou a vida artística como atriz de teatro, na década de 1970, desfilou em uma hora e 40 minutos 25 dos seus melhores temas, diante de mais de 300 espectadores, ávidos de soltar a voz ao som da cantora paraibana.

Ainda à entrada para o palco, a autora de "Dia Branco" sentiu o carinho de um público participativo, ao qual começou a animar, com samba no pé, ao balanço do tema "O que é o que é", de pronto alternado para "Morena de Angola".

"Boa noite. É uma honra voltar a este país, depois de tantos anos. Estive aqui nos anos 80, para participar do projeto Kalunga. Já voltei outras duas vezes e fico feliz por ver essa terra de novo", expressou, antes de interpretar "Gostoso de Mais".

Nesta altura, a platéia já participava do show, aplaudindo a loira da Paraíba, que procurou fazer um espetáculo interativo, com dança (samba), música e diálogo permanente com a platéia.

"É gostoso estar aqui com vocês", disse a cantora, antes de interpretar "Vida do Viajante" e de baixar a intensidade melódica "Neném", numa toada rítmica reggae. Nessa canção, a artista relembra os anos em que dava os primeiros passos na carreira.

Os temas a seguir mereceram igualmente aplausos. “Homem com H”, “Gabriela”, este tocado na linha melódica do forro nordestino, “Qui nem Jiló”, “Xodó”, temas que marcaram a primeira grande ovação da noite.

Empresários, diplomatas, homens de arte e pessoas anônimas de Angola e do Brasil "jogavam as mãos ao ar", em sinal de alegria, enquanto no palco, acompanhada de três instrumentistas, a cantora fazia o nobre papel de entreter a comunidade.

“Espumas ao Vento” é interpretado nesse clima de alegria, apesar da sua cadência melódica mais pausada. A mensagem é romântica e contagia o público, embora, desta vez, poucos soltam a voz para acompanhar a estrela da MPB. O clima parecia manter-se no tema “Lembranças de um Beijo” mas, ao fim da interpretação, as palmas saem.

Elba Ramalho encerrou a primeira parte da atuação com a música “A Natureza das Coisas” sem, jamais, deixar momentaneamente o palco para a habitual troca de vestuário. Ela refresca a garganta, numa curtíssima pausa, mas de pronto tudo recomeça.

“Que saudade de vocês. Adoro Angola”, diz a cantora, em meio de acordes do tema “Humbi Humbi”. Depois interpreta “Vem meu Amor”, “Xote das Meninas” e “Esperando na Janela” e “Saudade D’oce”.

O ritmo na platéia se mantém, com assobios e palmas cadenciadas. “Ciranda da Rosa Vermelha” reflete essa disposição do público, que espera a todo custo pela interpretação de “Frevo Mulher”, um dos maiores sucessos de Elba.

A cantora apercebe-se desse desejo mas, antes de ceder, canta outro grande tema popular “ De Volta pro meu Aconchego”, uma das músicas mais tocadas da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, exibida em Angola em 1986. Seguiu-se “Luar do Sertão”, “Dia Branco”, “Chão de Giz”, “O Meu Amor” e “Folhetim”, antes de apresentar a banda.

O “show” se aproxima do fim, mas Elba tem ainda tempo de explorar o seu lado cênico. A cantora põe de parte a guitarra acústica, deixa o palco e vai ao encontro da platéia, à qual mostra o seu jogo de sedução (…), preparando clima para a interpretação de “Banho de Cheiro”, “Frevo Mulher”, que levam os presentes à dança.

Os relógios assinalavam já 23:20, precisamente uma hora e 40 minutos depois do início do espetáculo, que se encerra em alta, com samba no pé vindo do palco, na pessoa da cantora, que contagiou compatriotas de vários estratos sociais.

Depois de Elba Ramalho, houve ainda espaço para a banda Azuada mostrar o seu repertório. Liderada pela vocalista Verusca Mónaco, o grupo interpretou 23 temas e também mereceu ovação do público, embora bem menos que Elba Ramalho.

Crédistos: Portal Angop

Nenhum comentário: