sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Elba Ramalho antenada com as raízes

Rio - No ano passado, Elba Ramalho lançou um dos grandes títulos de sua discografia. Embora não tenha tido a repercussão merecida, sobretudo por conta da distribuição deficiente, ‘Qual o Assunto que Mais lhe Interessa?’ foi CD antenado que gerou show pautado por sonoridades contemporâneas.

O registro ao vivo do espetáculo está sendo editado em DVD apropriadamente intitulado ‘Raízes e Antenas’. A intérprete captou sons modernos para realçar as origens nordestinas. E um documentário de 44 minutos, exibido separadamente do show, flagra Elba antenada com suas raízes.

Enquanto prepara o CD comemorativo de seus 30 anos de carreira, em reencontro com Mazzola (produtor dos discos de seu auge comercial, vivido nos anos 80), Elba revisa sua trajetória no documentário (misto de filme e ‘making of’ do espetáculo captado em maio) que a leva de volta à Conceição do Piancó, cidade enraizada no alto sertão paraibano. Lá, Elba reencontra familiares e revê o pai, já nonagenário, em cenas pungentes.

Mesmo distante da exuberância de espetáculos anteriores da cantora, como ‘Popular Brasileira’ (1990), o show ‘Raízes e Antenas’ é um dos melhores desta artista vocacionada para os palcos, inclusive pelas habilidades dramáticas. No DVD, o show resulta especialmente interessante pela presença de convidados realmente especiais. Os metais em brasa da Spok Frevo Orquestra turbinam hits como ‘Banho de Cheiro’.

A Trombonada, grupo de Recife, enriquece a cena em números como ‘Estrela Miúda’, no qual também figura Lenine. Já Margareth Menezes dá banho de vivacidade no clima forrozeiro de ‘Na Base da Chinela’ enquanto o violonista Yamandu Costa — cuja mãe imitava o canto agudo de Elba, como relata o músico no filme — reafirma seu virtuosismo em ‘Um Índio’, música de Caetano Veloso. Há ainda o rap de Gabriel o Pensador em ‘Tempos Quase Modernos’, outro momento em que Elba se revela antenada com os sons do mundo atual sem se desvincular de suas raízes. Tomara o próximo disco capte o vigor desse momento interessante da artista.

Créditos: Mauro Ferreira

Nenhum comentário: