segunda-feira, 4 de maio de 2009

Elba padroniza balaio com romantismo popular

Balaio de Amor - o bom CD de Elba Ramalho que a gravadora Biscoito Fino põe esta semana nas lojas - traz a cantora de volta para o aconchego seguro dos xotes, baiões e canções de tom uniformemente romântico. Não é disco em que a intérprete alce alto voo artístico, pois não cabem no balaio as ousadias estilísticas e conceituais do álbum anterior de Elba, Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? (2007), CD que não teve a distribuição e a repercussão popular a que fazia jus pela sua beleza. Contudo, é um disco simples e coerente com os 30 anos de trajetória fonográfica da artista, cujo primeiro grande LP, Ave de Prata, saiu em 1979.

A produção - assinada por Elba com o sanfoneiro Cezinha - embala com capricho os temas amorosos de compositores de projeção restrita ao Nordeste. Em boa forma vocal, a cantora usa tons suaves condizentes com o clima de músicas como Fuxico (Flávio Leandro), Um Baião Chamado Saudade (Petrúcio Amorim e Rogério Rangel), Seu Aconchego (Terezinha do Acordeom e Junior Vieira) e Se Tu Quiser (Xico Bezerra). Com sua voz que evoca o timbre de Dominguinhos, Cezinha faz dueto com Elba em inédita canção de Nando Cordel, É Só Você Querer, faixa já em rotação na trilha sonora nacional da novela Caras & Bocas. Destaque do CD, a música figura entre as melhores já gravadas pela cantora. E o próprio Dominguinhos em pessoa marca boa presença com sua voz e sua sanfona em Riso Cristalino, parceria com Climério Ferreira. De letra poética, a música é mais inspirada do que a outra contribuição autoral de Dominguinhos, Ilusão Nada Mais, parceria com o poeta Fausto Nilo, de clima abolerado.

O xote é o ritmo recorrente em Balaio de Amor. A ponto de o álbum ter o defeito de soar linear, sobretudo na segunda metade. O CD cresceria se, para variar seu clima plácido, contasse com alguns temas mais arretados como Não lhe Solto Mais (Antonio Barros e Cecéu), faixa de tom forrozeiro que lembra as gravações mais maliciosas feitas por Elba na década de 80. A música é hit certeiro nos arrasta-pés que animam o Nordeste. Com o mesmo jeito de hit, Me Dá meu Coração se impõe no repertório. A música é da lavra de Accioly Neto, autor de sucessos como Espumas ao Vento. Há uma ou outra composição mais insossa, caso de Recado (Cezinha e Fábio Simões). Contudo, Balaio de Amor é um disco agradável que repõe Elba em sintonia com o gosto do (seu) povo...

Créditos: Notas Musicais

Nenhum comentário: