quarta-feira, 27 de maio de 2009

Troféu Gonzagão homenageia 15 artistas em CG nesta terça-feira

Flávio José e Elba Ramalho serão homenageados por valorizarem a música do Rei do Baião.

Embora tenha nascido em Pernambuco, Luiz Gonzaga é amado pelos paraibanos e o carinho dos campinenses parece ser ainda maior pelo Rei do Baião. O amor pelo artista é tão grande que devido ao seu talento e carisma ele ganhou uma estátua de bronze às margens do Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande, que mostra o tamanho do carinho campinense pelo velho Lula.
E como homenagear o Rei nunca é demais, foi lançado, no último dia 14 o Troféu Gonzagão, que vai homenagear aquele que continua sendo um dos maiores ícones da música regional.
O troféu será entregue nesta terça-feira, no Centro de Convenções Raimundo Asfora, do Garden Hotel, às 20h, em evento para convidados, autoridades e a imprensa paraibana, a 15 artistas que conviveram e/ou exaltaram a música de Luiz Gonzaga, num reconhecimento e fortalecimento do grande valor dos destaques da nossa música.
Entre esses artistas estão nomes consagrados e da nova geração, como Elba Ramalho, Cesinha, Genival Lacerda, Os Três do Nordeste, Flávio José, Nando Cordel, Santana, Petrúcio Amorim, Pinto do Acordeon, Amazan, Ton Oliveira, Biliu de Campina, Ladja Betânia, João Gonçalves, entre outros.
O projeto, idealizado pelo casal Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, vem sendo realizado há mais de dez anos na cidade, sempre homenageando ícones da música regional com visibilidade local, nacional e internacional. O objetivo é manter a tradição e resgatar a música Nordestina, em especial o Forró.
Empresários de casas de shows do país inteiro são esperados para o evento, que deve reunir mais de 50 artistas. Na ocasião, os participantes vão assistir a um vídeo, sobre a trajetória do Rei do Baião, além das músicas de Luiz Gonzaga que serão interpretadas por músicos da região. Os 30 anos de carreira da cantora Elba Ramalho também serão comemorados durante o evento.
Rilávia Cardoso contou que o evento vai resgatar a memória de Luiz Gonzaga. “Gonzaga foi um homem que teve acesso a presidentes da República e pôs em prática uma grande política de assistencialismo para os irmãos nordestinos. Foi ele quem colocou sentimento e credibilidade a ritmos como o forró e baião, que levou a música da gente para o mundo inteiro”, enfatizou.
Ela explicou ainda que Luiz Gonzaga foi o escolhido de 2009, por ser um artista difundido no mundo inteiro e criador deste gênero musical. “As letras das suas músicas mostram o sofrimento dos nordestinos, o apelo sentimental da sua música se constitui numa verdadeira tribuna do povo nordestino”, comentou.
Também falando sobre a importância do prêmio, Ajalmar Maia disse que “nossa intenção é que ele (o Troféu Gonzagão) tome uma dimensão nacional, pois o Nordeste não costuma receber prêmios, então queremos que os grandes centros tomem conhecimento de nossa música, que ela seja vista pelo Sul de uma maneira melhor”, explicou.
O evento tem como parceiro a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, e como maior incentivador o presidente da Fiep, Francisco de Assis Benevides Gadelha. O apoio para realização está sendo do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Facisa, Sebrae, Fiep/Sesi e Centro de Ortodontia Integrado, entre outros.
projetos
Ajalmar Maia e Rilávia Cardoso, organizadores do Troféu Gonzagão, pretendem alçar voos bem maiores, que engloba desde a criação de um estúdio digital subsidiado, para que os artistas de menor visibilidade possam ter seus trabalhos gravados com qualidade, até uma campanha de divulgação nacional e internacional do nosso autêntico forró.
Segundo o casal, a indústria da música e do entretenimento pode trazer desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda em várias esferas. Para conseguir realizar estes novos desafios, ambos estão captando novos parceiros e buscando recursos para a concretização desses projetos.

Créditos: Paraíba 1
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: