segunda-feira, 29 de junho de 2009

Quatro discos da fase áurea de Elba Ramalho ganham reedições caprichadas

Rio - Elba Ramalho está festejando 30 anos de carreira fonográfica iniciada em 1979 com a gravação de seu primeiro LP, ‘Ave de Prata’. Por conta da efeméride, a gravadora Universal — detentora de parte expressiva da discografia da intérprete — está repondo em catálogo quatro títulos da fase áurea de Elba. Voltam às lojas ‘Alegria’ (1982), ‘Coração Brasileiro’ (1983), ‘Do Jeito que a Gente Gosta’ (1984) e ‘Fogo na Mistura (1985).

Material gráfico original

Coordenadas pelo jornalista Rodrigo Faour, as reedições são remasterizadas (o som está ótimo) e reproduzem no encarte o material gráfico dos LPs originais. Já valeria comprar os discos apenas pelo zelo das reedições, mas o fato é que os títulos resistem bem ao tempo. ‘Alegria’ marcou o início do sucesso popular da artista, após três discos mais densos gravados na CBS (inexplicavelmente, o ‘Elba’ de 1981 nunca saiu em CD).

A partir de ‘Alegria’, o regionalismo que pontua a obra da cantora passou por um filtro pop sem perder a conexão com as origens de Elba. Nesse sentido, ‘Coração Brasileiro’, produzido por Mazzola, é o disco mais azeitado do pacote. Trouxe os hits ‘Toque de Fole’, ‘Banho de Cheiro’ (frevo ainda hoje obrigatório nos shows da intérprete) e ‘Canção da Despedida’.

É fato que a fórmula começou a dar sinais de desgaste em ‘Do Jeito que a Gente Gosta’, disco de repertório ligeiramente menos inspirado e de arranjos ligeiramente mais pasteurizados. Contudo, Elba soube se renovar em ‘Fogo na Mistura’ com fusões (‘Sambaiãozar’) e incursões pelo universo rítmico de Cuba. Sem esquecer o romantismo. ‘De Volta pro Aconchego’ foi o hit do esfuziante disco. Que a coleção motive reedições de outros discos de Elba!! Do jeito caprichado que a gente gosta...

Créditos: O Dia Oline

Nenhum comentário: