quinta-feira, 9 de julho de 2009

Elba Ramalho tem quatro grandes discos reeditados

Estão de volta às lojas quatro grandes CDs de Elba Ramalho, justamente neste ano de 2009, em que a cantora comemora oficialmente seus 30 anos de carreira. Foi com esses quatro discos, gravados na Ariola/Barclay (atual Universal Music) entre 1982 e 1985, que a intérprete paraibana estourou nos quatro cantos do país e se transformou em diva absoluta da MPB, na exuberante sex-symbol e finalmente na maior intérprete nordestina da música brasileira.

O álbum “ALEGRIA” (1982) trazia os hits Bate coração, Amor com café e No som da sanfona – todos na linha do forró, sendo esta última um derradeiro presente do amigo Jackson do Pandeiro, que viria a falecer pouco tempo depois. “CORAÇÃO BRASILEIRO” (1983) lançou o antológico frevo Banho de cheiro e o forró-pop Toque de fole, além da romântica Canção da despedida, cunhada a quatro mãos pelos Geraldos – Azevedo e Vandré. “DO JEITO QUE A GENTE GOSTA” (1984) injetou ânimo nas festas juninas, com a faixa-título e o Forró do poeirão, sem esquecer o frevo carnavalesco Energia. Finalmente, “FOGO NA MISTURA” (1985) consagrou definitivamente a Elba romântica com a toada De volta pro aconchego, de Dominguinhos e Nando Cordel, com belo arranjo de Dori Caymmi, seu maior sucesso até hoje.

Todos os quatro discos trazem um breve histórico da carreira de Elba Ramalho – ano a ano – escrito por mim, além de encartes, letras das músicas, contracapas e selos dos vinis originais, além de uma remasterização excelente realizada por Luigi Hoffer e Carlos Savalla. É bom frisar isso, pois o som desses discos nunca saiu tão claro como na presente reedição. É ouvir para crer.

Crédios: Rodrigo Faour

Nenhum comentário: