terça-feira, 8 de setembro de 2009

Elba Ramalho diz por que é contra o aborto

Em entrevista concedida a emissora católica Canção Nova durante a Marcha a Favor da Vida que aconteceu em Brasília no dia 30 de setembro, a cantora Elba Ramalho justificou sua posição em relação ao aborto. Veja o que disse Elba:

Reportagem: Elba, a gente te percebeu muito determinada em vir para esse show apesar de todos os pesares...

Elba: Sim; estou determinada mesmo. Estou aqui dando minha assinatura, ratificando o trabalho que eles estão empreendendo a favor da vida e a manutenção da ética, da moral, da cristandade dentro dos corações. Eu como cidadã do mundo, tenho visto tanto sangue derramado sobre a Terra; apoiar a morte seria uma contradição para quem quer seguir a Cristo, ter uma religiosidade justa. Eu procuro isso na minha vida!

Reportagem: E em que está pesando hoje para você colocar a cara a tapa nessa luta, nessa controvérsia que é o aborto?

Elba: Não está pesando em nada não. Eu vou continuar minha vida do mesmo jeito, não vou mudar minha opinião e as pessoas podem dizer o que elas quiserem; eu já estou acostumada. É sempre assim quando a gente tem posições definidas e fortes, se posiciona politicamente... Quem está na roda tem que dançar, então essas instituições que são pró-aborto podem me julgar da forma como elas quiserem. Eu estou respeitando o ponto de vista delas e gostaria que elas respeitassem o meu; cada um pensa de um jeito. E o mais bonito da vida é exatamente o livre arbítrio. Perante Deus eu vou estar com minha consciência tranquila: eu fui lá e fiz o meu papel e elas também vão dizer: Senhor, eu também fiz o meu papel. E, aí, o julgamento não vai ser mais meu; vai ser do Senhor.

Reportagem: Você contou que recebeu um telefone do ministro da Cultura dizendo o porquê ele havia retroagido na verba de patrocínio desse evento, não é?

Elba: É. Em consideração a Elba Ramalho, a artista, ao meu valor artístico no país, ele estava me dando aquela satisfação: que a verba estava sendo cortada. E eu lamentei pela instituição, lamentei pelo governo agir dessa maneira depois de a festa estar empreendida... Enfim, deixar danos aí para todo mundo. Mas a festa está acontecendo, isso é uma posição dele, eu respeito plenamente o ministro, acho que ele fez de acordo com seus preceitos políticos e também como cidadão da sociedade, não é?

Reportagem: E no que entra sua fé nessa posição contrária ao aborto?

Elba: Eu sou crística, sigo as pegadas do Senhor. Tenho certeza que Cristo não está feliz com tanto sangue derramado, com tantas crianças assassinadas no útero de suas mães, seja por um egoismo ou por que questão for. E como eu sigo as leis de Deus, como eu sigo a minha religião, eu sou contra o aborto.

Reportagem: Você falou também agora a pouco desses últimos acontecimentos do mundo. Que leitura você faz de tudo isso que está acontecendo no mundo? O homem parece que está querendo mudar as coisas que Deus deixou?

Elba: O homem quer criar as suas próprias leis e quer que Deus se adapte, se modernize... E eu acho que não. A lei é imutável; a palavra de Deus não muda. Eu não estou aqui querendo somente falar disso. É também uma questão moral, ética, de saber se comportar, saber preservar as florestas, os rios, saber respeitar o ser humano, saber compartilhar suas riquezas com quem não tem... Enfim, criar uma sociedade mais democrática, mais justa. Eu acho que diante de tantas práticas e iniquidades, tanta fome, tanta guerra, tanta dor, era bom a gente olhar e dizer: opa onde é que a gente está indo? Que buraco é esse que a humanidade está caindo...

Fonte: Geovane Viana - transcrita por Gabriel Lima.
Quem quiser ver o vídeo da entrevista é só clicar na fonte acima.

Nenhum comentário: