quarta-feira, 28 de outubro de 2009

“Uma jovem senhora” e sua ode ao Nordeste

Elba Ramalho se apresenta hoje em Curitiba. Show faz parte da turnê de lançamento de Balaio de Amor, seu último disco, e do Centro Cultural Banco do Brasil Itinerante

Ela tem 57 anos, mas se diz “uma jovem senhora”. A todo vapor, cantou para quase um milhão de pessoas no último Brazilian Day, em Nova York. A correria é “danada”. Os shows são muitos. “No Brasil inteiro, de ponta a ponta”. Mas El­­ba Ramalho não tem do que reclamar. “Agora é que tá gostoso”, diz a paraibana, que se apresenta hoje à noite no Teatro Guaíra.

Balaio de Amor, seu disco mais recente (junho de 2009), foi o passo mais importante para celebrar os 30 anos de carreira. Elba – que já tocou bateria em uma banda de meninas na década de 1960 e também foi atriz de curta carreira – em 1979 lançou Ave de Prata. Com o álbum de estreia, definiu sua verve expressionista com performances originais. Passadas três décadas, seis discos de platina e 13 de ouro, o novo trabalho é uma ode ao Nordeste e a compositores pós-Luiz Gonzaga e deverá dar o rumo do show desta noite.

“Estou mais madura. Tenho mais propriedade e autoridade sobre o meu trabalho”, comenta a cantora.

Com o novo álbum, uma tradição de renovar se retoma. Foi Elba quem primeiro gravou uma canção de Lenine, por exemplo. A cantora, que mora no Rio de Ja­­neiro, voltou a estabelecer contato íntimo com a arte nordestina ao encontrar o pernambucano Ce­­zinha, de 33 anos – namorado, produtor do disco e compositor. “Não estava a par do que acontecia em Pernambuco e na Pa­­raí­ba, mas depois que ele [Ce­­zinha] veio tocar na minha banda, fui mais a Recife e consegui interagir de outra forma. Ele tem uma visão urbano-romântica e acho que isso está presente no disco”, afirma Elba.

Entre as músicas gravadas, há composições de Accioly Neto, Xico Bizerra e Teresinha do Acordeom. Quem não poderia faltar era seu amigo, cúmplice e principal parceiro Dominguinhos, que coassina duas músicas. “Me sinto como uma porta-voz do Nordeste. Sinto que pu­­de dizer ao resto do Brasil e ao mundo a força da nossa cultura.”

Show
Para o sho
w em Curitiba – o último na cidade foi em 2007, também no Guairão –, Elba Ramalho avisa que o repertório não será totalmente baseado no último trabalho: “Banho de Cheiro”, “De Volta pro Aconchego” e “Bate Co­­ra­­­­ção” de­­vem vir com toda força. So­­bre o público curitibano, só elogios. “Não há diferenças em relação a outros lugares. Não há muros de­­limitando territórios. Eles caem com a interação”, diz.

SERVIÇO:
Elba Ramalho – Lançamento do disco Balaio de Amor. Teatro Guaíra (Pça. Santos Andrade, s/n.º), hoje às 20h. Ingressos esgotados. Mais informações: (41) 3304-7900.

Fonte: Portal RPC

Nenhum comentário: