quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Elba Ramalho coloca Uniluz para dançar

Elba Ramalho levantou a plateia ontem à noite, em Tubarão, e exaltou o cunho solidário do Uniluz.

Foi com o chamado do Bom Velhinho e aos gritos do público que a cantora Elba Ramalho subiu ao palco do Uniluz para festejar o Natal na Cidade Azul. Saudou Papai Noel e o grande público com “Gostoso Demais”, de Gonzaguinha. A paraibana interpretou outras músicas de seu repertório e também natalinas para contagiar o público com ritmos nordestinos e fazer do evento mais que mera celebração natalina. Ela transformou o pátio frontal da Unisul em um salão de festa, com uma viagem pelos ritmos brasileiros. No fim da apresentação, a cantora interpretou canções natalinas, com a presença dos coralistas.
Apesar de marcada como intérprete de temas do sertão e do agreste, Elba não se intimidou em festejar o Natal. “Eventos natalinos são lugar comum na minha carreira. Participei de autos de Natal, em Natal (no Rio Grande do Norte). Gosto muito destas celebrações. São festas em que são exaltados valores como fraternidade, solidariedade e amor”, disse a cantora, em entrevista antes de subir ao palco.
Com o que faz de melhor, tentou relembrar o verdadeiro intuito do Natal. “Acredito que hoje esteja desfigurado pelo consumo. A música tem a função de levar a paz e aproximar a cultura dos povos. Por várias vezes, artistas se juntaram para sensibilizar o mundo. Gostaria que isso ocorresse não apenas nesta época”. E conta como é na sua casa: “Gosto de coisas simples. Para mim Natal é família, prefiro que todos estejam juntos em volta da mesa. Também vou à Missa do Galo, não perco. Chega meia-noite e vou para igreja. Para mim, é um momento destinado a Jesus, de estar próximo de Deus”.
Para a assistente de cultura da Unisul, Valdézia Pereira, o show atendeu às expectativas. “Foi um grande evento, que cumpriu com a missão de abrir a programação natalina de Tubarão”. Ela promete novas surpresas no ano que vem. “Já estamos pensando em alguns nomes para 2010. Um deles é o de Simone, que tem muito a ver com o Natal. Outro, para não ficarmos só com mulheres, é o Paulo Ricardo. A Alcione também é bem compatível”, antecipa.

TUBARÃO - A chuva que apareceu nos primeiros instantes de ontem não intimidou o tubaronense. Como nas outras edições do evento, o pátio da Unisul foi tomado pelo público, que dançou e se emocionou com diversas expressões artísticas, de canções sacras, clássicas a populares e vibrantes.
Ao som de tambores, a banda do Colégio Dehon foi a primeira a subir ao palco e apresentou uma nova roupagem para "Noite Feliz", cheia de animação. Na sequência, tudo ficou escuro e as luzes apontaram para as janelas do prédio sede. As crianças do colégio cantaram o Natal.
Aposta da universidade para difundir a música clássica, a Orquestra de Câmara da Unisul subiu ao palco para interpretar três canções, entre elas "Ave Maria", que teve a voz de uma cantora lírica. No palco pela primeira vez na noite, o Coral Universitário cantou "Brilha, Jesus" e abriu para a Companhia de Dança da Unisul de Tubarão.
As manifestações religiosas também tiveram espaço no espetáculo natalino. Com o som da banda Filhos de Gravatal ao fundo, o palco foi aberto para a celebração que uniu diversas manifestações religiosas. Presente em todas as edições do Uniluz, a Bandativa também se apresentou e deu o tom para nova apresentação do Coral Universitário, dessa com músicas mais embaladas, transformando a celebração natalina em festa. Juntaram-se a ele os corais Energia da Terra, de Capivari de Baixo, Encantos, de Florianópolis, e Coral Municipal de Tubarão. Mais de 200 pessoas levaram ao público canções que exaltam os valores natalinos.
Depois foi a vez de Papai Noel, que levou a mensagem de Natal e trouxe o presente de fim de ano para os habitantes da Amurel. Elba Ramalho subiu ao palco e transformou o pátio da Unisul num grande salão de festa, embalado pelos seus maiores sucessos de 30 anos de carreira.

Fonte: Jornal O Popular
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: