segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Um dia inteiro em homenagem ao Forró

Projeto comemora o Dia Nacional do Forró (13 de dezembro) com show de Elba Ramalho e mais oito atrações. A entrada é gratuita

O Projeto FORRÓ BODÓ traz uma série de apresentações em comemoração ao Dia Nacional do Forró, data festiva criada em homenagem ao rei do baião Luiz Gonzaga, dia 13 de dezembro, a partir das 9h. Brasília será palco de um grande evento que homenageará Luiz Gonzaga, com apresentação de trios de forró e grande show com Elba Ramalho, na Esplanada dos Ministérios. A estrutura conta ainda com praça de alimentação com comidas típicas nordestinas.

A festa terá a participação dos característicos trios de forró, casais de dançarinos, a sonoridade candanga da banda Pé de Cerrado, Marcos Farias, Caranova e muito mais em um dia inteiro de forró. E para finalizar, Elba Ramalho, completando 30 anos de carreira e celebrando mais de 6 milhões de discos vendidos.

13 de dezembro – Dia Nacional do Forró

A data é em homenagem a Luiz Gonzaga, por isso foi escolhido o dia de seu nascimento. Foi instituído pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005.

Forró

É uma festa popular brasileira, de origem nordestina e é a dança praticada nessas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó.

No forró, vários ritmos musicais do Nordeste, como baião, a quadrilha, o xaxado, tem influências holandesas. O xote, outro ritmo muito conhecido, veio de Portugal. Todos eles são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro, um zabumbeiro e um tocador de triângulo.

Segundo o folclorista Câmara Cascudo, o termo forró deriva do termo africano forrobodó", de origem bantu (tronco linguístico africano, que influenciou o idioma brasileiro, sendo base cultural de identidade no Brasil escravista), que significa: arrasta-pé, farra, confusão, desordem.

Palco principal

Elba Ramalho

Cantora fará apresentação com panorama de sua carreira. Com os pés fincados no Nordeste e a mente “ligada” no mundo, a cantora Elba Ramalho apresenta-se em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, no próximo dia 13 de dezembro. O show promete traçar um panorama dos 30 anos de carreira de Elba, incluindo músicas de seu último álbum “Balaio de Amor”, ganhador do Grammy de Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras – Regional.

A cantora estará acompanhada de cinco músicos - Marcos Arcanjo (guitarra, viola e violão), Anjo (percussão), Cezar Silveira (acordeão), Fofão (baixo) e Tostão (Bateria) – em apresentações marcadas pela variedade rítmica, que não abrem mão dos hits que levaram o nome de Elba Ramalho ao primeiro time das intérpretes brasileiras, com domínio completo do palco e do repertório cênico.

Não faltarão momentos memoráveis da carreira da cantora, como as canções “Gostoso Demais” (Dominguinhos e Nando Cordel), “Chão de giz” (Zé Ramalho) e “Ciranda da Rosa Vermelha” (Alceu Valença), entre outras. Canções populares, como os frevos “Banho de cheiro” (Carlos Fernando) e “Frevo mulher” (Zé Ramalho) também integram o roteiro do show em um desfecho que comprova a performance irretocável da artista no palco.

Fonte: Jornal Asa Norte
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: