quinta-feira, 22 de julho de 2010

Solidariedade no palco do Teatro Guararapes

Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho promovem o show Grande encontro, com renda totalmente revertida em benefício das vítimas das chuvas em Pernambuco

A última vez em que os cantores Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo dividiram o palco foi há 10 anos. Hoje, eles se juntam novamente no Grande encontro da solidariedade, em benefício das vítimas das fortes chuvas que atingiram quase 70 municípios pernambucanos. Toda a estrutura foi doada e nenhum profissional vai receber pelo trabalho. Pauta do teatro, som, iluminação, divulgação, tudo de graça.

A produção garante que não foram distribuídos convites e que toda a renda será revertida para os desabrigados. A expectativa é que sejam arrecadados mais de R$ 23 mil (o Teatro Guararapes, palco do encontro, tem capacidade para 2.371 pessoas). No local, serão arrecadados donativos do público.

A ideia partiu do pernambucano Alceu Valença. "Eu estava em viagem quando vi a notícias da catástrofe. Na mesma hora, liguei para Geraldo e Elba, que toparam logo", lembra Alceu, que já tinha sugerido aos amigos um show em prol das vítimas de enchentes em Niterói, no Rio de Janeiro. "Não recuso este tipo de convite, que nem considero um trabalho. Acho que temos o dever de colocar o dom que recebemos a serviço do povo", defende Elba.
Incentivado desde menino a respeitar a natureza pelo pai Décio de Souza Valença, Alceu fez da natureza tema de muitas músicas. "Eu ficava chateado porque queria pegar passarinho com arapuca e meu pai não deixava", confessa. Hoje, pensa diferente. "Acho que deve haver uma consciência geral, que está começando, mas aos poucos. Cada um deve olhar para si e ver o que polui", sentencia.

"O show acontece por algo ruim, mas é um momento de celebração", comenta Alceu, estimulando o clima festivo que apresenta no palco. A noite terá formato acústico, sem acompanhamento de outros músicos. O estilo da apresentação é a mesma dos outros encontros. Cada um se apresenta individualmente e acompanhado pelos outros. No repertório, músicas para cantar com o público. "Esperamos também solidariedade da plateia com o cantor e do cantor com a plateia", brinca Alceu. Quem acha que o show é um sinal de futuras gravações e shows do Grande encontro, projeto da década de 1990 que envolvia ainda Zé Ramalho, pode desanimar. Os artistas asseguram que, a princípio, não há projetos de retorno. Entretanto, estão surgindo outros convites de shows beneficentes.

SERVIÇO:
O Grande encontro da solidariedade
Quando: Hoje, às 21h
Onde: Teatro Guararapes (Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda)
Quanto: R$ 100
Informações: 3182-8020


Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: