terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Salve, Elba!

Cantora celebra 30 anos de lançamento do álbum Ave de prata, de 1979, com os novos CD e DVD Marco Zero

Ela poderia comemorar 32 anos de carreira, se considerasse como marco de início a gravação de O meu amor, com Marieta Severo, para a trilha de Ópera do Malandro; 36, se considerasse a viagem para o Rio de Janeiro, onde sua carreira se consolidou; 45, se a primeira vez que subiu ao palco. Como é preciso escolher uma data, a paraibana Elba Ramalho optou pelo lançamento de seu primeiro álbum, Ave de prata, em 1979, e está em clima de celebração dos 30 anos de sua trajetória. A festa começou no ano passado, com Balaio de amor, e culmina com o CD e DVD Marco Zero - Ao vivo, a ser lançado hoje em festa para convidados.

Marco Zero é exatamente do jeito que o público pernambucano está acostumado a ver Elba Ramalho. A cantora aparece animadíssima, solta, envolvida com a plateia. O público estimado de mais de 100 mil pessoas (a abertura do DVD tem imagens aéreas do público) acompanha todas as canções. ´Foi uma noite muito bacana. O DVD ficou lindo. Foram cinco horas de show, todo mundo cantando`, lembra.

O show foiuma apoteose dos grandes sucessos de Elba, que relembrou O meu amor, ao lado de Alcione, e gravou pela primeira vez Admirável gado novo com o criador Zé Ramalho. A dupla não dividia o palco há seis anos e as imagens deixam transparecer a emoção causada pelo reencontro. Geraldo Azevedo, Lenine, Flávio José, André Rio, Cezinha do Acordeom, Chico César e Carlinhos de Jesus são os outros companheiros que participaram da festa. O bailarino Carlinhos, aliás, foi esquecido por Elba durante a gravação. Ao terminar Forró da gafieira, ela se desculpou com o público: ´Vamos precisar repetir essa música. Vocês vão descobrir por quê`, soltou, despertando a curiosidade que acabaria com a performance da dupla.

Pernambuco

A escolha de Elba em gravar o DVD comemorativo dos 30 anos de carreira no Recife não soa estranho. Seu pai é pernambucano, ela morou aqui antes de se mudar para o Rio de Janeiro e fez amizades e parcerias que rendem até hoje. ´Minha carreira inteira foi aqui. É aqui onde meus discos mais foram vendidos`, explica.

Ver do palco do Marco Zero uma multidão acompanhando suas canções não é novidade. Elba é presença garantida no carnaval e São João, participou da celebração do centenário do frevo, em 2007, e o show foi gravado durante as comemorações do aniversário de 473 anos do Recife. A cantora já confirma participação da programação do carnaval 2011, mas ainda não foram fechadas as datas e os locais. O Marco Zero é palco certo.

A ligação de Elba com Pernambuco ficou mais estreita nos úlimos anos. O relacionamento pessoal com Cezinha deu início a uma ponte aérea que a aproximou da música nordestina. É fácil encontrá-la em festas e fazendo participações em shows de cantores pernambucanos. Até em missa Elba já deu canja, entoando em italiano Ave Maria. Recentemente, participou dos CDs de Terezinha do Acordeom e Cristina Amaral. Cezinha assina os arranjos e produção musical deste álbum e do anterior Balaio de amor, que marcou o início das comemorações dos 30 anos de carreira com muitos xotes e baiões. Rogério Rangel, Antonio Barros e Cecéu, Terezinha do Acordeom, Flávio Leandro e o próprio Cezinha são alguns dos compositores gravados no disco. (Luiza Maia)

SERVIÇO:

Marco Zero - Ao vivo
Preço sugerido:
CD (14 faixas): R$ 24,90;
DVD (24 faixas): R$ 44,90


Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: