terça-feira, 25 de outubro de 2011

Convite para trilha de novela motiva Elba a retomar projeto sobre Chico

Embora tenha um disco de forró guardado na manga, já em adiantado processo de produção e gravação, Elba Ramalho reavivou o projeto de dedicar um disco inteiro ao repertório de Chico Buarque. A motivação veio de um convite para gravar música do compositor para a trilha sonora da novela A Vida da Gente, em exibição às 18h na Rede Globo. Elba - vista em foto de Renato Filho - gravou Todo o Sentimento (Chico Buarque e Cristóvão Bastos, 1987) e Mil Perdões (Chico Buarque, 1983) para a avaliação do diretor da trama, Jayme Monjardim, que optou por utilizar Todo o Sentimento na trilha da novela. Que inclui o samba Sou Eu (Chico Buarque e Ivan Lins, 2009) na gravação feita pelo compositor para seu atual disco Chico (2011).

Fonte: Notas Musicais

Elba Ramalho encerrou a maratona de atrações culturais em Palmares

O Festival Pernambuco Nação Cultural passou pela Mata Sul deixando um legado de alegria e valorização da cultura pernambucana

Os palmarenses compareceram em peso ao Pátio de Eventos Luiz Gonzaga para se despedir do Festival Pernambuco Nação Cultural da Mata Sul, que voltou em grande estilo à cidade neste ano de 2011, após a pausa decorrente das chuvas que abalaram a cidade no ano passado. A programação, que englobou desde a segunda-feira diversas atividades como shows, oficinas, palestras, intervenções de cinema e literatura, encontros de Pontos de Cultura e manifestações artísticas de oito cidades da Mata Sul do Estado (Palmares, Água Preta, Barreiros, Catende, Gameleira, Rio Formoso, Tamandaré e Vitória de Santo Antão), teve sua noite de encerramento no palco principal do evento, neste sábado (22).

A maratona de shows começou Zé Ripe, artista da terra, que logo cedinho procurou esquentar parte do público presente no pátio. Em seguida, a música regional deu espaço para a black music de Edilza. Com um vocal lembrando as divas da soul music norte-americanas, Edilza deu uma roupagem “black” a clássicos regionais como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. Cantando pela primeira vez em Palmares, ela acredita que é mais uma oportunidade para um trabalho iniciado na década de 80, quando abriu um show para Nana Caymmi no Projeto Seis e Meia.

“É uma coisa totalmente nova pois eu nunca vim a Palmares, apesar de já ter cantado em várias cidades próximas. Foi maravilhoso poder mostrar o meu trabalho. Para este show selecionei alguns clássicos como Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, dando uma roupagem mais puxada para o soul, o jazz, a mpb”, comentou.

Samba, forró, brega, frevo, afrobeat. Artista do mundo, Maciel Salú, terceira apresentação da noite, sabe bem aliar os mais diversos ritmos contemporâneos sem tirar os pés do chão e as mãos da sua rabeca, o tradicional violino rural brasileiro. Filho do saudoso Mestre Salustiano, o nome mais importante da cultura rabequeira, Maciel batizou de Mundo o seu terceiro e mais recente disc, justamente por sua arte transitar por diferentes realidades. O artista, apesar dos diversos shows pelo Brasil afora (passando também pela Europa), confessa que ainda fica inseguro em tocar para um público não tão acostumado com a sua música, como foi o caso de Palmares. Mas afirmou que os resultados são sempre positivos.

“A gente fica naquela expectativa, justamente por essa cultura das rádios de não dar espaço a esse tipo de trabalho. Aí entra a importância deste projeto, que possibilita com que as pessoas que são acostumadas um estilo diferente entrem em contato com outras coisas. Como a minha música mistura diferentes estilos, a galera tem reagido muito bem. Pra mim, isso é que importa, levar música para qualquer parte do mundo é a proposta do meu trabalho.”

Banda formada no final de 2007, a Orquestra Contemporânea de Olinda apresentou o trabalho do disco homônimo, lançado com apenas quatro meses de sua fundação e que chegou a chamar atenção do New York Times (onde recebeu excelente crítica), além de também ter sido indicada ao Prêmio da Música Brasileira e ao Grammy Latino de 2007.

“Está sendo massa dividir o palco com artistas como Maciel Salú, grande parceiro. É fundamental a gente sair de Recife e Olinda pra vir tocar aqui no interior e difundir a nossa música”, comentou o percussionista Gilú, idealizador da banda, que recentemente recebeu incentivo do Funcultura para lançar o seu segundo álbum, ainda sem data definida.

Com a responsabilidade de encerrar por vez toda a maratona de atividades do FPNC, Elba Ramalho subiu ao palco e levou ao delírio o seu grande fã-clube, que dançou um rastapé de respeito feito pela Ave de Prata paraibana, que com seus mais de 30 anos de carreira, ainda mostrou fôlego juvenil até altas horas da noitada.

“É sempre uma alegria e um prazer enorme estar num festival que envolve toda a cultura do Estado, que eu adoro. Sou pernambucana de coração e pra mim é uma honra tocar aqui, um lugar que tem uma tradição cultural tão forte”, comentou a cantora.

O Pernambuco Nação Cultural da Mata Sul é o décimo festival realizado pelo Governo do Estado de Pernambuco somente em 2011, através da Secretaria de Cultura (Secult-PE) com a Fundarpe. A novidade deste ano foi a descentralização das ações, que foi a lugares antes nunca frequentados pela cultura do Estado, passando a valorizar todas as manifestações culturais de cada região, preservando a memória, promovendo a integração racial e a cultura com fundamento em cidadania.

“É uma ação totalmente voltada para o interior, uma maratona incansável de viagens, mas que tem sido gratificante pois tem aumentado a auto estima dos artistas e agentes culturais. Tem sido um trabalho de inclusão muito grande e é muito importante estarmos aqui nesta noite celebrando tudo isso, a repercussão nas cidades tem sido muito boa. Estamos muito felizes e agradecemos à equipe por tudo que tem sido feito”, afirmou o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa.

Fonte: Pernambuco Nação Cultural

Zélia Duncan comemora 30 anos de carreira ao lado de grandes amigos como Elba Ramalho

Zélia Duncan comemorou, nessa sexta-feira (21), 30 anos de carreira com o lançamento do show e DVD Pelo Sabor do Gesto - Em Cena, no Vivo Rio, no Rio de Janeiro.

Com participação especial do músico Paulinho Moska, a cantora ganhou um bolo e um selinho dele no palco.

Zélia Duncan também foi reverenciada por Elba Ramalho, Simone, Ana Beatriz Nogueira, Cláudia Jimenez e pela jornalista Leilane Neubarth.

Zélia Duncan foi recebida no palco por Paulinho Moska com um bolo e um selinho.

Fonte: Terra

Zélia Duncan comemora aniversário em camarim de show ao lado de Elba Ramalho

Cantora soprou as velinhas ao lado de Leilane Neubarth, Elba Ramalho e Ana Beatriz Nogueira.

Depois de se apresentar no Rio de Janeiro, Zélia Duncan comemorou seu aniversário no camarim de seu show, na noite desta sexta-feira, 21. A cantora recebeu as amigas Leilane Neubarth, Elba Ramalho, Ana Beatriz Nogueira e outros amigos para soprar as velinhas.

Fonte: EGO

Ana Carolina e Elba Ramalho se encontram em show lírico, no Rio

As duas cantoras prestigiaram apresentação de soprano carioca

A soprano carioca Monique Kessous apresentou, na noite de quinta-feira (20), seu talento vocal popular e lírico em uma apresentação no Studio RJ, em Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Na plateia seleta, Elba Ramalho e Ana Carolina admiravam e elogiavam o timbre de Monique.

Com dois discos gravados, Monique destaca-se também como compositora. Seu talento se estende ao piano e ao violão.

Fonte: O Fuxico

Elba Ramalho e Ana Carolina prestigiam show no Rio

As duas se divertiram com o encontro

Elba Ramalho e Ana Carolina se encontram na plateia do show de Monique Kessous, que aconteceu na noite da última quinta-feira, na cidade do Rio de Janeiro. As cantoras aproveitaram para colocar o papo em dia.

Durante a apresentação de Monique, que aconteceu no Studio RJ, foram mostradas canções do segundo álbum dela, além de releituras afinadas de Caetano Veloso, Alceu Valença e Milagreiro.

Fonte: Terra

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Elba Ramalho e Luiza Brunet prestigiam lançamento de camiseta contra o câncer de mama

Elba usou o modelo confeccionado pelo estilista Victor Dzenk

Luiza Brunet prestigiou o lançamento das camisetas contra o câncer de mama de Victor Dzenk, na loja do estilista em Ipanema, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (18).

A ex-modelo, que aderiu à campanha Outubro Rosa e posou para o catálogo da Avon com uma camiseta do evento, usou o modelito confeccionado pelo estilista.

Isabelita dos Patins, Elba Ramalho, Gisele Tigre e Narcisa Tamborindeguy também participaram do evento.

As camisetas estarão à venda nos quiosques do Metrô do Rio de Janeiro e na loja do estilista. Toda a renda será revertida para a Fundação Laço Rosa.

Fonte: O Fuxico

Elba Ramalho participa de campanha contra o câncer de mama

Isabelita dos Patins e Luiza Brunet também foram conferir o lançamento das novas camisetas da campanha, desenhadas por Victor Dzenk.

Victor Dzenk e Elba Ramalho

Luiza Brunet foi uma das famosas que foram conferir, nesta terça-feira, 18, o lançamento da nova coleção de camisetas contra o câncer de mama, desenhadas pelo estilista Victor Dzenk. O evento ocorreu na loja do estilista, em Ipanema, na Zona Sul do Rio. Isabelita dos Patins, Elba Ramalho e Narcisa Tamborindeguy também prestigiaram o lançamento.

Fonte: EGO

Elba Ramalho vai à noite de autógrafos de Nelson Motta

Autor lançou o livro "A Primavera do Dragão – A Juventude de Glauber Rocha", no Rio

Elba Ramalho com o autor (à esq). Fernanda Abreu

Elba Ramalho compareceu à noite de autógrafos de Nelson Motta, nesta segunda-feira (17), no Studio RJ, no Arpoador, Rio de Janeiro. O autor lançou o livro "A Primavera do Dragão - A Juventude de Glauber Rocha", reunindo amigos e familiares.

A cantora Fernanda Abreu e a atriz Carla Camurati também compareceram. Atualmente Nelson, que também é autor de livros como "Noites Tropicais", pode ser visto como comentarista de música do "Jornal da Globo".

Fonte: Quem Notícias

Elba prestigia lançamento do novo livro de Nelson Motta

Conhecido por revelar estrelas como Marisa Monte, o produtor musical e escritor Nelson Motta lançou nessa segunda (17) um livro sobre a vida do cineasta Glauber Rocha. O evento foi realizado no Studio RJ, casa de espetáculos em Ipanema, no Rio de Janeiro.

As cantoras Fernanda Abreu, Elba Ramalho e Marina Elali, o produtor Carlos Miele e a atriz Alessandra Maestrini, dentre outros, prestigiaram o autor e levaram exemplares para casa.

Fonte: IG

sábado, 15 de outubro de 2011

Sandy, Alexandre Pires, Elba e Zeca Pagodinho cantam para o Cristo Redentor

O evento também homenageou a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

A noite desta quarta-feira (13) foi de comemoração pelos 80 anos do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Em show realizado no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, Elba Ramalho, Sandy, Fernanda Abreu, Bochecha, Daniel Jobim, Zeca Pagodinho e Alexandre Pires estrelaram o Show da Paz, que recebeu uma multidão disposta a curtir o feriado em um clima de fraternidade. Todos cantaram músicas homenageando o Rio de Janeiro e o Cristo Redentor.

O espetáculo começou com um coral com 500 vozes cantando Ave Maria. Na sequência, outros dois grandes clássicos da música brasileira: Isto aqui o que é e Jesus Cristo.

Além da comemoração pelo aniversário do Cristo, a santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, também foi homenageada no evento. Pela manhã, uma missa foi realizada também para comemorar o aniversário do Cristo.

Fonte: O Fuxico

Sandy e Elba Ramalho cantam em homenagem aos 80 anos do Cristo Redentor, no Rio

Cantoras e outros artistas celebraram aniversário do monumento histórico nesta quarta-feira (12)

Sandy e Elba Ramalho foram algumas das atrações do Show da Paz, que reuniu cerca de sete mil pessoas no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (12).

Além das cantoras, apresentaram-se: Fernanda Abreu, Alexandre Pires e MC Buchecha.O evento fez parte das comemorações dos 80 anos do Cristo Redentor.

Fonte: Quem Notícias

domingo, 9 de outubro de 2011

Elba Ramalho toma sorvete com as filhas e com ex-marido no Rio

A cantora esteve em um shopping, na Zona Sul da cidade, neste sábado, 8.

Elba Ramalho e Gaetano Lops mostraram que prezam por uma relação bem sadia. A cantora tomou sorvete com as filhas, com o ex-marido e com a atual namorada de Gaetano em um shopping, na Zona Sul do Rio, neste sábado, 8.

Elba Ramalho, Gaetano e atual namorada

Elba Ramalho, Gaetano e as filhas

Fonte: EGO

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Elba Ramalho batiza filha e um amigo no alto do Corcovado

O domingo passado foi mais que especial não só para a menina Maria Paula Nunes Ramalho e para Luiz Henrique Agra de Oliveira, como para aqueles que visitaram pela manhã o Corcovado. No mês em que o Cristo Redentor completa 80 anos, a cantora Elba Ramalho levou a filha de 8 anos e um amigo para serem batizados na pequena capela de Nossa Senhora Aparecida, aos pés do monumento. A voz de Elba se sobressaía nos momentos musicais da cerimônia, em que não faltaram os sucessos "Nossa Senhora" e "Jesus Cristo", de Roberto Carlos.

Elba, a filha Maria Paula, com os padrinhos e o padre Omar, durante o batizado da menina , na capela do Cristo Redentor

Os padrinhos de Batismo de Maria Paula - uma das três filhas adotivas de Elba, que tem também um filho - foram o ex-marido da cantora Gaetano Lopes e a mulher dele, Eduarda Treuffar. O batismo de Luiz Henrique também teve um significado especial para Elba: com a sua persistência, o rapaz, que é namorado de uma sobrinha dela, se converteu ao cristianismo.

Após o batizado, com a cantora segurando a imagem da padroeira do Brasil, houve uma procissão em torno do Cristo e a solenidade de consagração de Maria Paula e Luiz Henrique à Nossa Senhora. Quem estava no lugar parou para assistir, fotografar e ouvir Elba cantar e falar do significado do monumento:

- O Cristo Redentor é um importante ponto turístico do Rio. Mas tem uma capela e é um santuário. Quem vier aqui, sempre que tocar nesse solo deve ter um sentimento de oração. O Cristo é maior que todos nós, não só na imagem mas também no amor e na paz.
O reitor do santuário e a cantora Elba Ramalho na frente da procissão, ao redor do monumento

Ainda aos pés do monumento, o reitor do Santuário a Cristo Redentor, padre Omar Raposo benzeu os visitantes. Houve saudações especiais em espanhol e em italiano.

Após os atos religiosos, a cantora disse que não poderia ter escolhido um melhor lugar para batizar a filha:

- Tinha que ser aqui. O Cristo é o símbolo maior não só de nossa cidade como de nossa fé. Aqui a gente tem uma das maiores imagens de Cristo do mundo. O lugar mostra a redenção e a esperança. O Cristo está de braços abertos, abençoando a cidade. Tem também a minha relação estreita com Nossa Senhora. Já tive muitas graças com Nossa Senhora. Como filha, me coloco muito debaixo do manto dela. Sou católica praticante.

Há cinco anos, o Cristo Redentor virou um santuário. A capela abre diariamente das 8h às 18h. Como rotina, todos os fins de semana há casamentos, batizados e bênçãos na pequena igreja, que tem apenas 21 assentos. O lugar atrai também peregrinos, católicos que vão rezar e até pessoas que, do alto do Corcovado, jogam as cinzas de seus mortos.

- Temos uma dinâmica que vai da realidade cultual à cultural. Tudo o que acontece no alto do Corcovado se integra a nosso entorno, à realidade turística e ecológica. Estamos dentro de uma grande floresta. Conseguimos trazer as belezas e as motivações necessárias, para que o visitante, ao chegar aqui, possa de fato ser acolhido pelo Cristo Redentor de braços abertos - afirma o padre Omar.

Ao longo desta semana, o alto do Corcovado receberá retoques, de modo que esteja bem arrumado para a celebração do aniversário do Cristo, no próximo dia 12. Artistas que vão participar do Show da Paz, à noite no Aterro do Flamengo, também vão ter uma semana de ensaio, num estúdio em Copacabana. Elba Ramalho será uma das atrações do evento:

- Participar da festa me honra bastante. Sou uma carioca de direito. Moro há 37 anos no Rio. Sou ainda uma artista, uma pessoa de fé, uma devota.

O padre Omar lembra que a festa no Aterro começará às 18h em ponto, sem atrasos: um coral de 800 vozes vai abrir o evento cantando "Ave Maria". A festa terá 30 atrações, entre elas a jazzista americana Stacey Kent e cantores como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Fernanda Abreu e sambista da Mangueira e da Beija-Flor.

Fonte: O Globo