segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Elba Ramalho faz show em Tubarão na próxima terça

A atração nacional do Uniluz 2009, espetáculo que abre o Natal de Tubarão na próxima terça-feira, dia 8 de dezembro, às 20 horas, será a cantora Elba Ramalho. Na entrevista abaixo a artista fala sobre sua vida pessoal, profissional e a expectativa para este show. Confira:

Unisul - É a primeira vez que você vem a Região Sul? Qual sua expectativa?
Elba Ramalho - Em Tubarão, talvez seja a primeira vez sim. Em Florianópolis, acabo me apresentando com mais frequência.
Em todos os shows, a expectativa sempre é muito boa. Principalmente ao cantar para um público jovem e tão formador de opinião. Mesmo em tempos globalizados, é curioso que depois dos shows eu escuto muitos jovens dizendo que não sabiam que o show era tão bom. As platéias acabam sempre se renovando.

Unisul - O Uniluz, reúne quase 15 mil pessoas da região em frente à fachada da Universidade, um prédio que deu origem à Universidade e que nesse ano completou 45 anos. Além de um evento natalino, tem caráter solidário, pois arrecada donativos para famílias carentes. Como você se sente participando de um evento como este?
Elba Ramalho - É muito gratificante. Participo efetivamente de uma série de eventos beneficentes e tenho minha própria ONG, que se chama “Associação Beneficente Bate Coração”.

Unisul - Você estudou Sociologia e Economia pela Federal da Paraíba, correto? Você acha que tríade Universidade, Arte e Conhecimento se completam?
Elba Ramalho - Certamente conhecimento, universidade e artes se completam. O conhecimento é o fundamento. A universidade é o local onde se fomenta a cultura. Estudei Sociologia e Economia, mas não cheguei a me formar.

Unisul - A Unisul é uma universidade que congrega 50 mil alunos no sul de Santa Catarina. Como as universidades devem preparar o “novo jovem”, tanto para o mercado de trabalho, quanto para a vida?
Elba Ramalho - Não creio que eu tenha condições de responder esta pergunta sob o ponto de vista acadêmico. Posso dizer que, como mãe de um jovem de 22 anos, espero que os melhores valores sejam transmitidos e preservados, tanto dentro de casa, como fora dela. Não tenho dúvidas que uma faculdade tem um poder transformador imenso. O mercado de trabalho está inserido dentro de um contexto social. Antes de profissionais, somos cidadãos.

Unisul - Você tem uma energia que muitos jovens de 20 anos não têm. A que você atribui essa energia? Algum segredo?
Elba Ramalho - Acho ótimo que as pessoas achem isto, mas não posso me comparar com um jovem de 20 anos. Não existe segredo não. Minha alimentação é muito saudável, pratico meditação e ioga. Acho que tenho um espírito jovem.

Unisul - Você demonstra que adora o que faz. Seus pais são músicos. Eles tiveram alguma influência na sua escolha profissional? Como você vê muitos jovens escolhendo a profissão por influencia dos pais?
Elba Ramalho - Meu pai era músico, minha mãe não. E o incentivo foi de minha mãe, não do meu pai. Os pais têm um papel fundamental na educação dos filhos, mas cada vez mais os filhos têm autonomia e personalidade para seguirem seus próprios caminhos.

Unisul - Você tem dois filhos, como lida com a orientação profissional deles? Algum já demonstra alguma vocação artística?
Elba Ramalho - Tenho quatro filhos! Na verdade, Luã que tem 22 anos e estuda música na Berklee Scholl, em Boston. E ainda 3 meninas que adotei em épocas diferentes. Maria Clara, de sete anos. Maria Paula de seis anos e Maria Esperança, de 02 aninhos. Luã já fez a escolha dele e quer ser músico.

Unisul - A Elba Ramalho tem um estilo próprio de musica e de se vestir. Essa identidade que você criou é importante para o sucesso pessoal e profissional? Digo, as pessoas tem que buscar sua identidade em todos os aspectos, mesmo que seja diferente dos outros que estão no mercado?
Elba Ramalho - Acho muito importante que cada um busque a sua identidade. Hoje em dia, talvez eu ande na contra-mão do mercado. Tenho 30 anos de carreira e conheço bem todos os aspectos desse mercado. Curiosamente, meus dois últimos discos, que são independentes, foram um grande sucesso de crítica, inclusive me dando o Grammy Latino, por dois anos seguidos. No início da carreira, certamente eu era ousada e inovadora, por conta de uma estética diferente.

Unisul - O que as pessoas podem esperar do seu show em Tubarão? Quais os sucessos?
Elba Ramalho - Estamos levando uma formação acústica, mas mesmo com poucos músicos em cena, a festa está garantida.
Os sucessos são muitos: Gostoso Demais, Saudade d`ocê, Vida de Viajante, Bate Coração, Ciranda da Rosa Vermelha, De volta pro Aconchego, Chão de Giz, Banho de Cheiro, Frevo Mulher e muito mais

Fonte: Site Bela Santa Catarina
Gabriel Lima para o Leoa do Nordeste

Nenhum comentário: