segunda-feira, 31 de maio de 2010

Forró e emoção marcaram noite de abertura do São João de Caruaru

Depois de muita expectativa, a Capital do Forró abre o São João com muitas surpresas para o público

Nesta última sexta-feira, 28, Caruaru deu o pontapé inicial para o São João 2010. A noite de abertura foi marcada por grandes surpresas e atrações que fizeram o público presente dançar ao som de muito forró, tendo uma idéia do que viria nos próximos 32 dias de festa pela frente. As atrações que se apresentaram no palco principal do Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga trouxeram muito forró no repertório e também surpresas, como a participação da primeira Orquestra de Pífanos do mundo apresentando duas canções, acompanhados por Elba Ramalho.

A abertura propriamente dita aconteceu no pórtico do Arraial Vitalino com a presença de várias autoridades políticas, e representantes dos homenageados do São João desse ano. Depois da fita inaugural cortada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a primeira-dama da cidade, Carminha Queiroz e demais autoridades presentes, todos saíram em caminhada ao longo da cidade cenográfica, contemplando as atrações que exaltavam a cultura popular e a tradição do São João de Caruaru. Na sequência todos se dirigiram para a Igreja de São João, onde foi hasteada a bandeira do santo.

No Parque de Eventos a festa começou cedo, por volta das 20h30, com apresentação do Trio Forró Quentão. Em seguida, Targino Gondim veio com um repertório recheado de forró para animar ainda mais o público que esperava ansioso a entrada da principal atração da noite, Elba Ramalho. Assim que entrou no palco, Elba entoou algumas canções tradicionais do repertório do mestre Luiz Gonzaga, acompanhada por uma iluminada queima de fogos, avisando que o São João da Capital do Forró estava começando com força total. A música que embalou o show pirotécnico não poderia ter sido outra: “Olha pro céu”, uma parceria entre o Rei do Baião e José Fernandes.

Um vasto repertório foi preparado especialmente pela cantora paraibana, entre sucessos consagrados e também canções do seu mais recente trabalho, para o público caruaruense. Como se ainda não fosse suficiente, o show foi encerrado com uma apoteótica demonstração da riqueza musical do estado, contemplando canções dos mais variados ritmos, como frevo, xote e arrasta pé. Alguns minutos depois, eis que surge a surpresa. Elba retorna ao palco para acompanhar a Orquestra de Pífanos, comandada pelo maestro Mozart Vieira, na execução de duas músicas: “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Caruru Caruara”, da Banda de Pífanos de Caruaru.
O público não poderia ter reagido de forma diferente se não com uma calorosa salva de palmas e orgulho da cultura local estampado no rosto e no brilho dos olhos. As apresentações dessa primeira noite encerraram com a banda Território Nordestino, que testou o pique dos forrozeiros com uma enxurrada de arrasta-pés. O show foi encerrado por volta das 4h da manhã do sábado, deixando um gostinho do que ainda estar por vir.

Na noite deste sábado, 29, as apresentações começam a partir das 18h com a banda Cavaleiros do Forró, maestro Camarão (20h30), Flávio José (22h30), Silvério Pessoa (0h30), encerrando com a dupla Sirano e Sirino (2h30).

Fonte: Caruaru 360 Graus

Nenhum comentário: