domingo, 26 de dezembro de 2010

Ave canora paraibana

ELBA RAMALHO lança seu novo trabalho. O CD/DVD foi gravado ao vivo no palco do Marco Zero em Recife, no dia do aniversário da cidade.Entre outros, foram convidados Alcione, Geraldo Azevedo, Spok, Lenine, Zé Ramalho e o forrozeiro André Rio

Em novo DVD, a cantora paraibana Elba Ramalho registra o show "Marco Zero", gravado em março passado, no centro histórico do Recife

Elba Ramalho lança seu novo trabalho. O CD / DVD foi gravado ao vivo no palco do Marco Zero em Recife, no dia do aniversário da cidade em 12 de março de 2010. Entre outros, os convidados são os intérpretes : Alcione, Geraldo Azevedo, Spok, Lenine, Zé Ramalho e o forrozeiro André Rio

A cantora Elba Ramalho, apesar de fazer sua estreia fonográfica nacional no então álbum-duplo "Ópera do Malandro", de Chico Buarque de Hollanda, lançado em 1979, antes já contabilizava uma trajetória artística. A intérprete e atriz paraibana registrou, em 12 de março passado, no aniversário do Recife, seu novo DVD "Marco Zero". O título é uma referência à praça pública em que se localiza o monumento à fundação da capital de Pernambuco.

Então, em vez de comemorar 30 anos de carreira musical, como diz o release distribuído para a imprensa, Elba Ramalho enumera corretamente sua história com o lançamento de "Marco Zero": "O novo trabalho, que está muito bonito e mais forte, é um resgate importante da minha trajetória de quarenta anos na estrada da música popular brasileira. Estou fechando um ciclo e abrindo uma nova porta". "Se for contar desde o início, tudo começou na Paraíba, da década de setenta. Em 1974, já no Rio de Janeiro, o espetáculo ´A Feira´, com o Quinteto Violado, foi o trabalho que abriu as portas para mim no mundo artístico", relembra.

Após a performance no palco com o quinteto pernambucano (grupo com quase 40 anos de carreira), Elba Ramalho começou a circular no meio artístico e teatral carioca. "Como artista, eu era conhecida no Nordeste como a ´Bibi Ferreira da Paraíba´. Na época, faltava espaço para expandir minha arte e então meu destino foi ir para o Rio de Janeiro. Depois de ´A Feira´, participei de ´Ópera do Malandro´ e gravei meu primeiro disco, ´Ave de prata´, em 1979", recorda a cantora.

Marco Zero

O novo trabalho, que conta também com uma versão em CD, traz uma retrospectiva de toda a trajetória discográfica de Elba Ramalho. A cantora fala da seleção do set list: "A escolha do repertório foi muito difícil. Mesmo assim me agradou bastante. Pegamos músicas desde o primeiro disco. Quase todas eu já havia gravado. Também fizemos uma grande enquete com os fãs pela internet. O ´Pavão mysteriozo´, por exemplo, é uma música muito emblemática e está no inconsciente coletivo. Já ´Queixa´ foi uma escolha pessoal do Lenine".

Como o show "Marco Zero" foi muito extenso para o registro em DVD, algumas gravações ficaram de fora do lançamento. "Cantei também ´Beradêro´, do Chico César, com ele, mas não deu para entrar. Cantamos juntos no disco ´Recife nagô´, que é uma saudação musical dele para a capital pernambucana, uma cidade que tem uma cultura eclética e muito forte", explica a cantora paraibana.

Participações

Além do conterrâneo Chico César e do parceiro Zé Ramalho, Elba também contou com outros amigos, antigos e novos. Ao lado da maranhense Alcione, divide os vocais de "O meu amor", de Chico Buarque. "Convidei a Marrom porque ela tem uma identificação com a música e já a havia gravado com a Marieta Severo. Foi também a primeira que cantei em disco". De Pernambuco, a cantora paraibana convidou Lenine, Geraldo Azevedo, o maestrodo frevo Spok e André Rio. "O André é um artista novo, muito bom, e que está cantando o nosso forró tradicional muito bem. Ficaram de fora o Fagner, com quem sempre pensei em trabalhar no palco. A presença do Chico Buarque também seria fundamental", lamenta a intérprete.

Elba promete para 2011 a temporada de lançamento do DVD e avisa que virá ao Ceará. "Vou em Fortaleza, cantar outra vez no Kukukaya. Estou com saudades daí", finalizou a cantora.

Fique por dentro

A banda de Elba

Os instrumentistas experientes que acompanharam a cantora paraibana Elba Ramalho no palco do Marco Zero em Recife foram: Marcos Arcanjo (guitarra), Ney Conceição (baixo), Sergio Machado (bateria), Cezinha do Acordeom (direção musical e sanfona), Nilsinho Amarante (trombone), Gilberto Pontes (saxofone e flauta), Enok Chagas (trompete), Sandro Haick (guitarra, violão e bandolim), Zé Canuto (Sax e flauta), Anjo Caldas, Durval Pereira e Lucas dos Prazeres (percussão) e Rannieri Oliveira (teclados). Destaque para a participação especial do arranjador e Maestro Spock, músico da nova geração pernambucana, conhecido por comandar uma orquestra de sopros que toca frevos, reconhecida no Brasil e no exterior, da qual Elba Ramalho é a madrinha. (NA)

DVD Marco Zero Elba Ramalho
Biscoito Fino
2010
25 faixas
R$ 44,90

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: