Ela já foi ave de prata, flor, fruto e até paisagem. Colocou fogo na mistura, comandou a ciranda, arrumou o balaio e sempre deixou tudo como a gente gosta. Assim é Elba Ramalho, que se mantém há 30 anos como uma das grandes vozes femininas da música brasileira. Para coroar essa carreira, só mesmo um evento grandioso como foi o show no Marco Zero, no Recife (PE), realizado em março deste ano. A festa ao ar livre, que reuniu um público de 100 mil pessoas, chega agora às lojas em formato de DVD e CD.
O DVD inicia com um tour aéreo pela cidade até chegar ao público, uma multidão empolgada que ocupava não só a Praça do Marco, mas também todas as suas ruas de acesso. Para começar a noite, “Anunciação”, música hino de Alceu Valença. Logo em seguida, acompanhada de bailarinos, Elba entoa “Leão do Norte”, tradução perfeita do amor mútuo entre a cantora e o povo pernambucano.
Elba faz questão de citar seus parceiros e companheiros de longa jornada durante a apresentação. Lembra que foi Zé Ramalho quem lhe deu de presente a emblemática “Banquete dos signos” para seu segundo disco; canta “Gostoso demais”, dizendo que Dominguinhos é um dos que a acompanham desde o início da carreira; e conta que, logo que saiu da Paraíba, dividiu apartamento com Geraldo Azevedo, que foi o compositor das primeiras faixas de “Ave de prata”, seu disco de estreia.
Na festa dos 30 anos, Elba teve a companhia de vários convidados, como os já citados Geraldo Azevedo - “Canta coração” e “Chorando e cantando” -, e Zé Ramalho, com quem não dividia o palco há seis anos - “Admirável gado novo”, nunca antes gravada pela dupla, e “Chão de giz”. Logo após a sequência de forrós com “Plic plá”, Forró pesado”, Forró do xenhenhem”, “Na base da chinela”, “Qui nem jiló” e “Eu só quero um xodó”, Elba chama Flávio José para dividir “Espumas ao vento”. Com o pernambucano Lenine, canta “Queixa”; e com Maestro Spok, “Cravo vermelho” e “Ciranda da rosa vermelha”.
Marrom também sobe ao palco para cantar “O meu amor” e mostra ginga em “Forró na gafieira”. Em “Recife nagô”, Elba chama Chico Cesar ao palco e os dois são acompanhados por bailarinos e tambores de maracatu. A cantora ainda baila com Carlinhos de Jesus e canta com André Rio em “Chuva de sombrinhas”. “Tropicana” e “Frevo mulher” encerram a noite.
O DVD apresenta os músicos Marcos Arcanjo (guitarra), Ney Conceição (baixo), Sergio Machado (bateria), Cezinha do Acordeão (direção musical e acordeon), Nilsinho Amarante (trombone), Gilberto Pontes (saxofone e flauta), Enok Chagas (trompete), Sandro Haick (Guitarra, violão e bandolin), Zé Canuto (Sax e flauta), Anjo Caldas, Durval Pereira e Lucas dos Prazeres (percussão) e Rannieri Oliveira (teclados).
Repertório
1 - Anunciação (Alceu Valença)
2 – Leão do Norte (Lenine)
3 – Banquete dos signos (Zé Ramalho)
4 – Plic Plá / Forró pesado (Assisão/Lindolfo Barbosa) / Forró do xenhenhem (Cecéu)
5 – Na base da chinela (Jackson do Pandeiro / Rosil Cavalcante) / Qui nem jiló (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira) / Eu só quero um xodó (Anastácia/Dominguinhos)
6 – Espumas ao vento (Accioly Neto)
7 – Gostoso demais (Dominguinhos/Nando Cordel)
8 – É só você querer (Nando Cordel)
9 – Morena de Angola (Chico Buarque)
10 – Pavão Mysteriozo (Ednardo)
11 – O meu amor (Chico Buarque)
12 – Forró da gafieira (Rosil Cavalcanti)
13 – De volta pro aconchego (Dominguinhos/Nando Cordel)
14 – Recife nagô (J. Michiles)
15 – Queixa (Caetano Veloso)
16 – Cravo vermelho (Carlos Fernando) / Ciranda da rosa vermelha (adap. Alceu Valença)
17 – Canta coração (Geraldo Azevedo)
18 - Chorando e cantando (Geraldo Azevedo/Fausto Nilo
19 – Veja Margarida (Vital Farias)
20 – Chão de giz (Zé Ramalho)
21 – Admirável gado novo (Zé Ramalho)
22 – Chuva de sombrinhas (Andre Rio / Nena Queiroga)
23 – Tropicana (Alceu Valença)
24 – Frevo mulher (Zé Ramalho)
Fonte: Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário